Incêndios no Brasil causam prejuízo de R$ 14 bi na agricultura e pecuária
ICARO Media Group TITAN
Um levantamento realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) revelou que cerca de 2,8 milhões de hectares de propriedades rurais foram afetados pelas chamas, impactando fortemente a produção agropecuária em diversas regiões.
O estudo apontou que as perdas mais significativas foram registradas na pecuária, especificamente na criação de bois para a produção de carne, atividade conhecida como bovinocultura de corte. Além disso, os estados mais atingidos pelos incêndios foram São Paulo, Mato Grosso, Pará e Mato Grosso do Sul, que somaram prejuízos milionários em suas atividades agropecuárias.
Os cálculos realizados consideraram as áreas queimadas de culturas agrícolas identificadas pelo MapBiomas, bem como as áreas de pastagem afetadas, conforme indicado pelo Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (Lapig/IESA/UFG), em conjunto com os dados sobre queimadas fornecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
É importante ressaltar que o levantamento realizado pela CNA não contemplou todos os prejuízos enfrentados pelos produtores rurais, como a perda de maquinário agrícola, redução na produtividade e os custos para a recuperação das áreas atingidas pelas chamas.