Home
Notícias
Incêndios no Pantanal: Mato Grosso do Sul decreta situação de emergência
Notícias

Incêndios no Pantanal: Mato Grosso do Sul decreta situação de emergência

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
24/06/2024 15h50
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16268600/original/open-uri20240624-58-1wjn81x?1719247958
©bing.com - blogdofrio.com.br
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O governo de Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência devido aos incêndios que ocorrem no Pantanal. O decreto, publicado nesta segunda-feira (24) no Diário Oficial do Estado, abrange todo o estado, sem especificar as cidades afetadas.

A medida permite agilizar ações emergenciais, como licitações sem edital, visando combater os incêndios e minimizar os danos causados. A atuação do poder público nos municípios afetados será mais ágil e eficiente, conforme estabelecido no decreto.

Algumas das cidades mais atingidas são a capital Corumbá e os municípios de Ladário, Porto Murtinho e Rio Verde. Esses municípios serão incluídos na lista dos que receberão assistência prioritária.

O decreto de situação de emergência tem validade de 180 dias e permite a mobilização de todos os órgãos estaduais sob a coordenação da Defesa Civil para a realização de ações de resposta ao desastre, reabilitação e reconstrução. 

Para reforçar o combate aos incêndios, o governo federal anunciou o envio de três aeronaves do ICMBio e quatro aeronaves de grande porte do Exército. Além disso, serão enviados 50 homens da Força Nacional para auxiliar as equipes que já estão atuando no estado. Em Corumbá já estão duas aeronaves Air Tractor auxiliando nos esforços de contenção do fogo.

Outra medida possível graças ao decreto é a entrada de brigadistas e bombeiros nas residências para prestarem socorro aos moradores e também a determinação de evacuações em propriedades particulares na iminência de serem atingidas pelas chamas.

O decreto foi motivado pela situação extrema provocada pelos incêndios no Pantanal, levando em consideração fatores como os impactos do desastre e as condições climáticas adversas.

De acordo com dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), até o último domingo (23), a área queimada no Pantanal neste ano atingiu 627 mil hectares, sendo 480 mil hectares em Mato Grosso do Sul e 148 mil hectares em Mato Grosso.

Quer ficar informado? Participe do nosso canal no WhatsApp  ou Telegram

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também