Inflação fecha 2024 acima da meta, aponta IBGE
ICARO Media Group TITAN
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) encerrou o ano de 2024 com alta acumulada de 4,71%, acima da meta de inflação estabelecida pelo Banco Central do Brasil. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (27). A meta, que é de 3,0%, será considerada cumprida se a inflação oficial fechar o ano entre 1,50% e 4,50%.
A prévia da inflação apresentou uma desaceleração em dezembro em relação ao mês anterior, com alta de 0,34%. O resultado também foi inferior ao registrado no mesmo período de 2023, quando atingiu 0,40%. Segundo o IBGE, o índice ficou abaixo das expectativas do mercado financeiro, que estimava uma alta de 0,45%.
O grupo de Alimentação e Bebidas foi o principal responsável pela elevação do IPCA-15 em dezembro, com destaque para o aumento de 1,47% nesse segmento, impactando o índice em 0,32 pontos percentuais. Itens como óleo de soja e carnes foram os que mais contribuíram para essa alta. Cinco dos nove grupos pesquisados pelo IBGE apresentaram elevação de preços no período.
No que se refere aos alimentos, a alimentação no domicílio registrou alta de 1,56% em dezembro, sendo o óleo de soja um dos itens com maior variação de preços, com aumento de 9,21%. Já as carnes tiveram altas expressivas, como a alcatra (9,02%), o contrafilé (8,33%) e a carne de porco (8,14%). Por outro lado, produtos como batata-inglesa, tomate e leite longa vida apresentaram as maiores quedas nos preços.
Além disso, o grupo de Despesas Pessoais teve um aumento significativo de 1,36% no último mês do ano, com destaque para o preço dos cigarros, que subiu 12,78%, devido ao aumento da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre os cigarros a partir de novembro. Já o grupo de Transportes teve o terceiro maior impacto sobre o índice, com uma alta de 0,46%, impulsionado pela elevação de 4,43% nas passagens aéreas.
Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X , Bluesky , Threads ou nossos canais no WhatsApp e Telegram .