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Inflação leva mais da metade dos brasileiros a reduzir quantidade de alimentos comprados, aponta pesquisa
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Inflação leva mais da metade dos brasileiros a reduzir quantidade de alimentos comprados, aponta pesquisa

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ICARO Media Group TITAN
14/04/2025 09h46
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©Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
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Uma pesquisa realizada pelo Datafolha revelou que a inflação no Brasil impactou significativamente o hábito de compras dos brasileiros. De acordo com o levantamento, 58% dos entrevistados afirmaram ter reduzido a quantidade de alimentos adquiridos, sendo que entre os mais pobres, esse percentual alcança 67%. O estudo foi realizado com 3.054 pessoas em 172 municípios, entre os dias 1º e 3 de abril, com margem de erro de 2 pontos percentuais.

Além da redução na quantidade de alimentos comprados, a pesquisa apontou que 8 em cada 10 brasileiros adotaram mudanças de hábitos em resposta à inflação. Dentre essas mudanças, destacam-se a diminuição de saídas para comer fora de casa (61%), a substituição de marcas mais caras por outras mais baratas de café (50%) e a redução do consumo de bebidas (49%). Cerca de um quarto da população relatou ter menos comida em casa do que consideram necessário.

Outras medidas adotadas para lidar com a situação econômica atual incluem a diminuição do consumo de água, luz e gás por metade dos brasileiros, bem como a busca por uma nova fonte de renda por 47% dos participantes. Reduzir a compra de medicamentos (36%), deixar de pagar dívidas (32%) e não quitar contas de casa (26%) foram outras estratégias adotadas para economizar diante do cenário de alta inflacionária.

A pesquisa também revelou que a responsabilidade pela alta de preços é atribuída principalmente ao governo, sendo que 54% dos entrevistados apontaram o governo Lula como tendo muita responsabilidade nesse cenário. Além disso, as ações adotadas pelo governo para conter os preços, como a isenção de impostos sobre produtos específicos, ainda não surtiram o efeito esperado na percepção da população.

 

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Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
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