Home
Notícias
Investigação da PF aponta suspeita de fraude em prova do Enem
Notícias

Investigação da PF aponta suspeita de fraude em prova do Enem

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
19/05/2024 18h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16219455/original/open-uri20240519-58-11zw0n1?1716144401
©bing.com - cabedelonaweb.blogspot.com
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Polícia Federal (PF) concluiu a investigação sobre o vazamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado em 2023. Os investigadores identificaram que uma pessoa contratada para aplicar a prova em Belém, capital do Pará, foi a responsável por tirar uma foto da prova da redação e enviá-la para uma amiga, que é professora.

As suspeitas de fraude na prova do Enem ganharam força após investigações realizadas pela Polícia Federal a partir da cidade de Caruaru (PE). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, identificou a circulação de imagens do caderno de provas nas redes sociais e acionou a PF para apurar o caso.

De acordo com o Inep, as imagens começaram a surgir nas redes sociais após as 13h, horário em que os portões dos locais de prova já estavam fechados. Isso levantou a suspeita de que alguém tenha conseguido levar o caderno de provas para fora do local, o que é proibido pelas regras de segurança do exame.

Por ter divulgado conteúdo sigiloso de processo seletivo para ingresso no ensino superior, a pessoa investigada pode ter de cumprir uma pena de até quatro anos de prisão.

Essa não é a primeira vez que o Enem enfrenta problemas relacionados à segurança. Em 2009, a prova foi roubada da gráfica e seu conteúdo foi vazado. Nos anos seguintes, ocorreram problemas de impressão, troca de gabaritos e divulgação de notas erradas. Em 2012, por exemplo, 60 estudantes foram eliminados por postarem imagens da prova nas redes sociais.

O Inep, que é vinculado ao Ministério da Educação, reforça a importância de combater qualquer forma de fraude no Enem, garantindo a lisura e a igualdade de oportunidades a todos os candidatos.

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também