Irã ataca Israel com dezenas de drones e mísseis
ICARO Media Group TITAN
Na noite deste sábado (13), o Irã lançou dezenas de drones e mísseis em direção a Israel, em um ataque que foi confirmado tanto pelas Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) quanto pela Guarda Revolucionária iraniana. Foram registradas explosões e as sirenes de aviso soaram em Jerusalém e em grande parte do país.
Os drones, que demoraram algumas horas para chegar ao território israelense, foram interceptados pelas forças israelenses, assim como pelos Estados Unidos, pelo Reino Unido e pela Jordânia. Não há informações precisas sobre o número total de drones e mísseis lançados, mas estima-se que cerca de cem artefatos tenham sido utilizados no ataque.
O episódio é considerado uma retaliação ao bombardeio ocorrido no dia 1º de abril contra o consulado iraniano em Damasco, na Síria, que resultou na morte de um comandante sênior das Guardas Revolucionárias do Irã. O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, afirmou que os Estados Unidos foram avisados previamente sobre o ataque de retaliação.
A Casa Branca afirmou que o ataque vai se desenrolar durante horas. O presidente americano Joe Biden declarou: "Acabei de me reunir com a minha equipe de segurança nacional para uma atualização sobre os ataques do Irã contra Israel. O nosso compromisso com a segurança de Israel contra as ameaças do Irã e dos seus representantes é inflexível."