Pela primeira vez na guerra, Rússia dispara míssil intercontinental contra a Ucrânia
Aventuras Na História
Pela primeira vez desde o início da invasão russa em 2022, um míssil balístico intercontinental foi lançado contra a cidade de Dnipro, no centro-leste da Ucrânia, afirmou a Força Aérea Ucraniana nesta quinta-feira.
Dias antes, Moscou havia declarado que Kiev utilizou pela primeira vez em mil dias de guerra mísseis de longo alcance ATACMS, fornecidos pelos EUA, para atacar território russo, com autorização do governo de Joe Biden.
Segundo comunicado da Força Aérea Ucraniana, "um míssil balístico intercontinental foi lançado da região russa de Astrakhan". Projetados para carregar ogivas nucleares e atingir alvos a milhares de quilômetros, esses mísseis foram supostamente direcionados contra uma instalação militar na região russa de Bryansk, próxima à fronteira. As informações são do portal O Globo.
Incêndio
De acordo com a imprensa estatal, fragmentos de um míssil danificado causaram um incêndio no local, que foi rapidamente controlado, sem danos significativos ou vítimas.
Um alto funcionário ucraniano confirmou à AFP o uso dos mísseis, embora o governo de Kiev ainda não tenha emitido uma declaração oficial.
A Rússia declarou que o ataque representa "uma nova fase" no conflito e prometeu uma resposta "adequada". O Ministério da Defesa russo afirmou que seis mísseis foram lançados e que cinco deles foram interceptados.