Jornal francês Le Monde decide sair do X
ICARO Media Group TITAN
O renomado jornal francês Le Monde anunciou hoje que suspendeu suas atividades na plataforma X. A decisão foi motivada pela intensificação do ativismo do dono da plataforma, Elon Musk, conhecido por suas ideias libertárias e proximidade com o presidente Donald Trump.
Em um editorial, o diretor do Le Monde, Jérôme Fenoglio, denunciou o aumento da toxicidade no antigo Twitter, hoje sob propriedade de Elon Musk. O magnata tornou a plataforma em uma extensão de suas convicções políticas, cada vez mais alinhadas à extrema direita, utilizando-a como um instrumento de pressão sobre concorrentes e governos social-democratas europeus.
Além da suspensão no X, o Le Monde reforçará a vigilância em outras plataformas, como TikTok e as pertencentes à Meta, em decorrência das declarações preocupantes de Mark Zuckerberg, que se aproximou das posições do recém-empossado presidente americano.
Elon Musk responde às críticas defendendo que a plataforma continua aberta a diversas expressões políticas, inclusive aquelas que o atacam pessoalmente. A compra da rede em 2022 pelo empresário transformou o X em um ambiente onde suas convicções políticas têm destaque, gerando debate sobre os limites da liberdade de expressão e da influência exercida por grandes empresas no cenário global.
O Le Monde é publicado em Paris desde 1944, sem interrupções. É um dos mais importantes e amplamente respeitados jornais do mundo.
Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X , Bluesky , Threads ou nossos canais no WhatsApp e Telegram .