Home
Notícias
Justiça absolve empresas no caso do rompimento da barragem de Mariana
Notícias

Justiça absolve empresas no caso do rompimento da barragem de Mariana

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
14/11/2024 21h27
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16398925/original/open-uri20241114-56-1gi4m6a?1731625701
©bing.com - pt.wikipedia.org
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Após nove anos do trágico rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, a Justiça Federal absolveu as empresas Samarco, Vale e BHP Billiton, juntamente com 22 pessoas, das acusações de crimes ambientais e outros delitos relacionados ao desastre. A decisão provocou surpresa entre os afetados pela tragédia, que expressaram revolta, tristeza e choque diante da sentença.

A juíza Patrícia Alencar Teixeira de Carvalho considerou as acusações improcedentes, destacando a falta de consistência nas provas reunidas no processo e a dificuldade em estabelecer uma ligação entre os possíveis riscos apresentados pela estrutura da barragem e o colapso que resultou na perda imediata de 19 vidas. Diante disso, o Ministério Público Federal em Minas Gerais informou que irá recorrer da decisão.

Estima-se que cerca de 700 mil pessoas tenham sido impactadas pelo desastre que despejou 40 milhões de metros cúbicos de rejeitos no ambiente, poluindo o rio Doce e alcançando o oceano Atlântico. Com a absolvição das empresas e dos réus envolvidos, muitos afetados sentem que houve impunidade diante de um crime premeditado, que resultou na perda de vidas e na destruição de comunidades inteiras.

Diante da decisão da Justiça, moradores ao longo do rio Doce demonstram indignação e perplexidade, ressaltando a falta de reconhecimento de suas condições como vítimas e a ausência de reparação. A sentença gerou críticas também por parte de especialistas e representantes de assessorias independentes, que consideram a decisão como uma impunidade planejada, beneficiando as empresas envolvidas.

Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X , Bluesky , Threads ou nossos canais no WhatsApp e Telegram .

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também