Home
Notícias
Lula felicita Claudia Sheinbaum, primeira mulher eleita presidente do México
Notícias

Lula felicita Claudia Sheinbaum, primeira mulher eleita presidente do México

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
03/06/2024 15h50
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16240466/original/open-uri20240603-111-edl2x1?1717431895
©Hector Vivas - 2024 Getty Images
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) expressou sua satisfação com o resultado das eleições no México, onde Claudia Sheinbaum foi eleita presidente, sendo a primeira mulher a comandar o país. Lula afirmou que pretende ligar para a nova presidente ainda nesta segunda-feira, por volta das 18h, para parabenizá-la pela conquista histórica.

Na chegada ao Palácio Itamaraty, onde se reunirá com o presidente da Croácia, Zoran Milanović, Lula revelou seu interesse em visitar o México este ano, visando aumentar o fluxo comercial bilateral entre os dois países.

O presidente brasileiro ressaltou o apreço que pelo atual presidente mexicano, López Obrador: "Eu pretendo fazer alguma visita de agradecimento ao López Obrador pelo carinho que ele teve comigo quando eu não era presidente ainda e também pela possibilidade que o Brasil quer ter de aumentar muito o comércio com México".

Lula ainda enfatizou a importância de fortalecer as relações comerciais entre os países: "Nós somos as duas maiores economias do continente. Portanto, nós ainda temos pouco fluxo no comércio, poderíamos ter muito mais".

Os resultados das eleições mexicanas foram divulgados no último domingo (2) e Claudia Sheinbaum assumirá o cargo em 1º de outubro. A contagem preliminar deu a vitória a Claudia quando 31% dos votos haviam sido apurados. A atual prefeita da Cidade do México, foi eleita com uma diferença de cerca de 30 pontos percentuais em relação à segunda colocada, Xóchitl Gálvez, pertencente à coligação de centro-direita. 

Sheinbaum foi a primeira mulher eleita prefeita da Cidade do México e consolidou sua liderança ao se tornar a primeira mulher presidente do país. Nessa mesma eleição, a capital voltou a eleger uma mulher, Clara Brugada, que, como Claudia, pertence ao MORENA, partido de López- Obrador. A eleição de Claudia e Clara representa um marco importante para o México, evidenciando o progresso, a passos lentos, da inclusão de mulheres na política, em um país que é campeão em feminicídios e desaparecimentos de meninas e mulheres.  De fato, um dos grandes desafios que a nova presidenta deverá enfrentar é a violência, a qual deu uma mostra significativa de gravidade já durante a campanha eleitoral que deixou com um saldo de 30 candidatos assassinados nos estados e municípios mais violentos do país. 

 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também