Home
Notícias
Lula sanciona lei que cancela retorno do seguro obrigatório para veículos
Notícias

Lula sanciona lei que cancela retorno do seguro obrigatório para veículos

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
31/12/2024 16h08
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta terça-feira (31) a lei que cancela o retorno do Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT), também conhecido como antigo DPVAT. Com isso, o seguro não será cobrado a partir de 2025, revertendo uma decisão anterior do governo. O DPVAT havia sido extinto em 2019 durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas em 2024, o Congresso aprovou - com a sanção de Lula - a volta do seguro obrigatório.

A obrigação de contratação do SPVAT se tornou anual para os proprietários de veículos, como carros, motos, caminhões e ônibus, por valores variando entre R$ 50 e R$ 60. No entanto, a medida enfrentou resistência e críticas, levando o governo a rever a decisão e apoiar a revogação da cobrança. Mesmo com o cancelamento, a lei mantém a previsão de indenizações por morte, invalidez permanente total ou parcial, cujos valores serão definidos pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

Além das indenizações mencionadas, o SPVAT prevê também o reembolso de despesas da vítima em decorrência de acidentes de trânsito, incluindo tratamentos fisioterápicos, medicamentos e assistência médica diversa. A medida visa amparar financeiramente as vítimas e suas famílias em caso de ocorrências no trânsito.

Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook, X, Bluesky, Threads ou nossos canais no WhatsApp e Telegram.

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também