Home
Notícias
Mais de 100 mil contribuintes recebem hoje restituição da Receita Federal
Notícias

Mais de 100 mil contribuintes recebem hoje restituição da Receita Federal

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
21/02/2025 12h53
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16468372/original/open-uri20250221-151-l88u8i?1740145374
©Cameron Spencer - Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira (21), a Receita Federal disponibiliza a consulta ao lote da malha fina referente a fevereiro, contemplando também restituições residuais de anos anteriores. Ao todo, 105.919 contribuintes receberão um montante total de R$ 314,38 milhões, sendo R$ 211,85 milhões destinados a contribuintes com prioridade no reembolso.

Dentre os critérios de prioridade para recebimento da restituição, a maioria, representada por 60.333 contribuintes, informou a chave Pix associada ao CPF na declaração do Imposto de Renda ou utilizou a declaração pré-preenchida, o que confere prioridade desde 2023. Em segundo lugar, estão 17.603 contribuintes com idades entre 60 e 79 anos, seguidos por 4.272 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério. Os demais grupos prioritários incluem 3.159 idosos com mais de 80 anos e 2.505 pessoas com deficiência física ou mental ou doença grave. Aqueles que não informaram a chave Pix e não se encaixam em nenhuma categoria prioritária totalizam 18.047 contribuintes.

Os contribuintes aptos a receber a restituição poderão realizar a consulta através do site da Receita Federal ou pelo aplicativo disponível para tablets e smartphones. O pagamento está agendado para o dia 28 de fevereiro e será efetuado na conta bancária ou chave Pix do tipo CPF indicada na declaração do Imposto de Renda. Aqueles que não constarem na lista de beneficiados devem acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar possíveis pendências, podendo retificar a declaração e aguardar os próximos lotes da malha fina.

No caso de não realização do depósito da restituição na conta informada, como em situações de conta inativa, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Os contribuintes poderão agendar o crédito em outra conta bancária pessoal, e caso o resgate não aconteça após esse período, será necessário requerer o valor no e-CAC da Receita Federal. A página disponibiliza a opção "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária" para facilitar o processo de recebimento do montante devido.

Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X , Bluesky , Threads ou nossos canais no WhatsApp e Telegram .

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também