Médico pró cloroquina é eleito por SP para o Conselho Federal de Medicina
ICARO Media Group TITAN
Os médicos paulistas elegeram a chapa "Força Médica" para representar o estado de São Paulo no Conselho Federal de Medicina (CFM). A eleição ocorreu online durante os dias 6 e 7 de julho e contou com a participação dos profissionais da área de todo o estado. A chapa vencedora é composta pelo infectologista Francisco Cardoso, como conselheiro titular, e pelo ginecologista e obstetra Krikor Boyaciyan, como suplente.
Caracterizando-se como uma chapa de "direita conservadora", a "Força Médica" é contrária à assistolia fetal, método abortivo para gravidez acima de 20 semanas, e ao aborto após 22 semanas. Entre as propostas da chapa estão a revisão dos valores de anuidade do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CRM-SP), a criação de uma comissão de apoio ao médico agredido, a oposição ao programa Mais Médicos e à abertura de novas escolas médicas, além da diminuição da carga tributária dos médicos na prática da medicina e na compra de equipamentos.
O mandato dos médicos eleitos terá duração de 1º de outubro de 2024 a 30 de setembro de 2029. O CFM tem como responsabilidade definir normas e diretrizes para a prática médica, investigar denúncias de má conduta, supervisionar os conselhos regionais e colaborar com o governo na formulação de políticas e programas de saúde.
Francisco Cardoso é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Além de sua atuação como médico, Cardoso também ocupa a posição de vice-presidente da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANPM), o que está sendo investigado pelo Ministério da Previdência.
Durante a eleição, a chapa "Força Médica" obteve 37,97% dos votos válidos, sendo a única autointitulada como "chapa de direita" a concorrer. O médico Krikor Boyaciyan, membro da mesma chapa, será o suplente de Cardoso no CFM.
A Chapa "Consciência CFM", liderada pela pediatra Melissa Palmieri, ficou em segundo lugar, com 34,13% dos votos válidos.
Cabe ressaltar que as propostas da chapa vencedora também estão alinhadas com o posicionamento de Cardoso a favor da cloroquina para o tratamento da Covid , que é controverso e não conta com respaldo científico por parte da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2022, o médico esteve em um debate no Senado e se utilizou de informações falsas para criticar vacinas da Covid-19, afirmando que não havia diferença de transmissibilidade entre não vacinados e vacinados.
A Chapa Força Médica terá a responsabilidade de representar os médicos de São Paulo no CFM, buscando a defesa dos interesses e direitos desses profissionais, assim como a busca pelo aprimoramento da prática médica e da saúde no estado.
Foto: Image by jannoon028 on Freepik ">Freepik
Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X ou nossos canais no WhatsApp e Telegram