Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico chega a Rio Grande para missão humanitária
ICARO Media Group TITAN
O imponente Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico, o maior navio de guerra da América Latina, chegou à cidade de Rio Grande, um importante porto no extremo sul do país. A embarcação está em missão humanitária para auxiliar a população gaúcha afetada pelos temporais que assolaram a região. O objetivo é auxiliar em resgate de vítimas isoladas e transportar suprimentos pelas vias alagadas. O navio tem previsão para atracar no porto da cidade na tarde desta sexta-feira (10).
De acordo com informações divulgadas pela Marinha do Brasil, o NAM Atlântico partiu da Base Naval do Rio de Janeiro na quarta-feira (8) e trouxe ao estado gaúcho oito embarcações de médio e pequeno porte, além de duas estações móveis capazes de produzir 20 mil litros de água potável por hora.
Além disso, o navio possui um centro médico avançado, considerado o segundo maior da frota da Marinha, ficando atrás apenas do Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia, que foi utilizado para atender às vítimas das inundações históricas. O centro médico está equipado para fornecer atendimento ambulatorial, inspeções de saúde e preparação dos militares para longas missões.
Durante as operações no estado do Rio Grande do Sul, o efetivo médico será reforçado com mais três médicos especialistas, incluindo um cirurgião geral, um anestesista e um clínico geral. Além disso, será disponibilizado um oficial farmacêutico e cinco enfermeiros, um deles técnico em patologia clínica.
Embora a Marinha não tenha divulgado o número exato de militares envolvidos nesta operação no estado gaúcho, outras embarcações já se encontram no local para apoiar a população afetada pelas chuvas intensas.
No dia 30 de abril, a Marinha já havia enviado oito lanchas ao estado. O navio Babitonga partiu de Rio Grande e está atualmente em Porto Alegre, prestando apoio ao serviço de resgate. Outro navio, o Mearim, saiu de Santa Catarina com doações e chegou à cidade de Rio Grande na madrugada desta sexta-feira. Ele seguirá em direção a Porto Alegre com o objetivo de reforçar as atividades da Marinha na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Além disso, a Marinha anunciou o envio de 40 viaturas e 200 militares para auxiliar nas operações de desobstrução das vias de acesso. Também foram deslocadas equipes de apoio à saúde formadas por médicos e enfermeiros.
Três aeronaves da Marinha também foram deslocadas ao estado do Rio Grande do Sul para apoiar as operações de resgate e assistência à população.