Home
Notícias
Novas regras do Banco Central entram em vigir neste domingo (23)
Notícias

Novas regras do Banco Central entram em vigir neste domingo (23)

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
23/11/2025 14h54
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Neste domingo (23), entraram em vigor novas regras do Banco Central que visam aprimorar a segurança do sistema de pagamentos instantâneos PIX e ampliar os recursos de devolução de valores em casos de fraudes e golpes. Anteriormente, as vítimas só podiam ser ressarcidas a partir da conta utilizada na fraude, o que muitas vezes dificultava a recuperação do dinheiro devido aos golpistas realizarem saques ou transferências rápidas para outras contas, tornando o rastreamento mais complexo.

As mudanças introduzidas permitem um rastreamento mais preciso do caminho do dinheiro desviado pelo PIX, facilitando a recuperação dos valores mesmo após terem deixado a conta original do golpista. As novas regras tornam obrigatório para bancos e instituições financeiras adotarem o sistema de devolução a partir de 2 de fevereiro, mas desde 1º de outubro todas as entidades do setor disponibilizam a funcionalidade de contestação de transações de forma simples e automatizada nos aplicativos do PIX.

Além disso, o Banco Central determinou que as instituições financeiras realizem bloqueios de até 72 horas de forma preventiva ao identificar suspeitas de fraudes, contribuindo para a segurança dos usuários do sistema de pagamentos. Com essas medidas, espera-se que o PIX se torne mais robusto contra atividades fraudulentas, protegendo os usuários e garantindo maior confiança nas transações realizadas de forma instantânea.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também