Novo aumento do nível do Guaíba preocupa moradores de Porto Alegre
ICARO Media Group TITAN
O rio Guaíba atingiu novamente a cota de inundação em Porto Alegre nesta segunda-feira (3). A medição realizada às 6h da manhã na Usina do Gasômetro registrou um nível de 3,86 metros, o que representa um aumento de mais de 40 centímetros em relação à medição feita no domingo (2). Essa elevação é resultado dos ventos provenientes do Sul do estado, que represaram as águas do Guaíba, chegando a formar ondas devido à força do vento.
Com essa marca, o nível do rio ultrapassa em 26 centímetros a cota de inundação, que é de 3 metros e 60 centímetros. Esse aumento já causa novos alagamentos na Orla do Guaíba, especialmente na região central.
Além disso, a chegada de uma nova frente fria ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (3) já está provocando chuvas de fraca intensidade na capital e nas regiões oeste, campanha, sul, centro e vales. No entanto, os volumes não serão significativos e não há alerta para novos temporais. Vale ressaltar que todas as entradas e saídas da cidade foram liberadas pouco mais de um mês após o início das chuvas.