Home
Notícias
Operação da PF desvenda esquema de desvio de verbas para hospital no Rio Grande do Sul
Notícias

Operação da PF desvenda esquema de desvio de verbas para hospital no Rio Grande do Sul

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
13/02/2025 12h36
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16462081/original/open-uri20250213-163-vaqa3y?1739451077
©Marcelo Camargo/Agência Brasil
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Na manhã desta quinta-feira (13), a Polícia Federal deflagrou uma operação com o objetivo de combater o desvio de verbas de emendas parlamentares que deveriam ter sido destinadas ao Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul. Onze mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Brasília e no Rio Grande do Sul, abrangendo cidades como Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Estrela, Lajeado e Rosário do Sul.

Até o momento, os nomes dos alvos da operação não foram divulgados. No entanto, informações obtidas indicam que um dos investigados seria Lino Rogério da Silva Furtado, chefe de gabinete do deputado federal gaúcho Afonso Motta (PDT). Furtado é responsável por coordenar a distribuição das emendas parlamentares, sendo alvo das investigações que envolvem desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva.

Além dos mandados de busca e apreensão, a Justiça determinou o afastamento do cargo e das funções públicas de dois envolvidos, bem como o bloqueio de valores em contas de pessoas físicas e jurídicas relacionadas ao caso. Em um dos locais onde as equipes de busca estiveram presentes, foram encontrados dinheiro e celulares escondidos no forro do ambiente.

O diretor administrativo da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional do RS, Cliver Andre Fiegenbaum, também é alvo de buscas. Segundo informações veiculadas pela GloboNews, haveria até um "contrato" entre os participantes do esquema, um documento que indicaria o valor total da emenda e o percentual dos desvios.

Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X , Bluesky , Threads ou nossos canais no WhatsApp e Telegram .

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também