Home
Notícias
Operação Policial desmantela fraude de dados do INSS
Notícias

Operação Policial desmantela fraude de dados do INSS

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
26/09/2024 21h28
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16358659/original/open-uri20240926-91-1hpirbk?1727389455
©Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil/ Reproducción
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira (26), a Polícia Federal realizou uma operação que resultou no cumprimento de 17 mandados de prisão preventiva em oito estados e no Distrito Federal, além de 29 mandados de busca e apreensão. A ação visava desmantelar uma organização criminosa envolvida na obtenção fraudulenta de dados de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com as autoridades, hackers faziam parte do grupo e conseguiam acesso ao banco de dados do INSS para vender informações a terceiros.

A organização criminosa desarticulada, nomeada como Operação Mercado de Dados, contava com o auxílio de servidores do INSS que vendiam suas credenciais de acesso para viabilizar a invasão nos sistemas. Além dos 17 mandados de prisão, a operação também teve como alvo três servidores e um estagiário do Instituto, colaboradores internos da organização criminosa.

Os mandados foram cumpridos em oito estados, sendo eles São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Pará, Goiás, Distrito Federal, Paraná e Bahia. Segundo a PF, os envolvidos podem responder por diversos crimes, como organização criminosa, corrupção, invasão de dispositivos informáticos, violação de sigilo funcional, obtenção e comercialização de dados sigilosos, bem como lavagem de dinheiro. A Justiça também atuou na operação, determinando o sequestro de 24 imóveis pertencentes aos integrantes do grupo criminoso e o bloqueio de saldos em contas bancárias dos investigados no valor de até R$ 34 milhões.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , BlueSky , Threads e Telegram

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também