Oposição consegue 257 assinaturas para votar PL da Anistia em regime de urgência

ICARO Media Group TITAN






A oposição na Câmara dos Deputados está buscando acelerar a tramitação do projeto de lei que propõe anistiar os condenados pelos atos extremistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023. O líder do PL na Casa, Sóstenes Cavalcante, anunciou nessa quinta-feira que conseguiu as 257 assinaturas necessárias para apresentar um requerimento de urgência para o PL da Anistia.
Segundo as informações, o requerimento de urgência para o projeto de lei obteve 257 assinaturas até o momento, sendo 144 de deputados que fazem parte do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O texto conta com o apoio de 39 deputados do partido do União Brasil, que acaba de ganhar a nomeação de Pedro Lucas como Ministro das Comunicações, ficando atrás apenas do PL, que possui 89 assinaturas.
O projeto visa perdoar aqueles que cometeram crimes políticos ou eleitorais, incluindo manifestantes, caminhoneiros, empresários e todos os envolvidos em protestos realizados nas rodovias nacionais, em unidades militares ou em qualquer local do território nacional entre outubro de 2022 e o dia de vigência da futura lei. Há intenções de que a medida beneficie o ex-presidente Jair Bolsonaro, permitindo sua elegibilidade para as eleições do próximo ano.
O requerimento de urgência, referente ao PL nº 2.858/2022, foi assinado pela 257ª vez por Paulo Azi, deputado do União Brasil e presidente da Comissão de Constituição e Justiça. Caso aprovado, o projeto poderá ser votado sem a necessidade de passar por comissões, aguardando a decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta, para ser pautado em plenário.


