TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Notícias
Isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 já pode ser solicitada
Notícias

Isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 já pode ser solicitada

publisherLogo
Portal Edicase
15/04/2025 17h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16507071/original/open-uri20250415-18-ig649t?1744740698
©Estudantes podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem (Imagem: Brenda Rocha - Blossom | Shutterstock)
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O pedido de isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 pode ser feito até o dia 25 de maio. Para ter direito ao benefício, é necessário fazer a solicitação exclusivamente pela Página do Participante, com o login único do portal de serviços do governo federal, o Gov.br.

O processo é totalmente gratuito e basta informar o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento, iguais aos cadastrados na Receita Federal, para iniciar o pedido. A seguir, confira como ter o direito a isenção e quando os resultados serão liberados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira):

Quem pode pedir a isenção?

O Inep prevê a gratuidade para:

  • Matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública (em 2025), em qualquer modalidade de ensino (regular ou educação de jovens e adultos – EJA);
  • Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
  • Estudantes com renda mensal igual ou inferior a um salário-mínimo e meio (R$ 2.277, em 2025);
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica com registro ativo no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal;
  • Participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC).

Baseado nesta lista, os candidatos deverão comprovar o cumprimento dos requisitos para conseguir a isenção da taxa de inscrição no Enem. Os documentos aceitos para a solicitação da gratuidade estão descritos no Anexo II do edital. Entre eles, a declaração escolar que comprove estar cursando a última série do ensino médio em 2025 na rede pública e comprovante da renda declarada.

Justificativa de ausência

O candidato que teve a gratuidade da taxa de inscrição no Enem em 2024, mas não compareceu a um ou dois dias de provas, e quer participar da edição de 2025 gratuitamente, terá que justificar a ausência. Conforme o edital, o prazo para fazer a justificativa será o mesmo do pedido de isenção da taxa de inscrição: de 14 a 25 de abril (às 23h59).

A justificativa de ausência no Enem 2024 é realizada no mesmo sistema de solicitação de isenção da taxa de inscrição, a Página do Participante. O Inep avisa que não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais e responsáveis do candidato.

Cronograma do pedido de isenção

Em 12 de maio, o Inep irá divulgar os resultados das solicitações de isenção da taxa e, também, se foram aceitas as justificativas de ausência de 2024 para nova gratuidade. O período de recursos será entre 12 e 16 de maio. O resultado dos recursos sairá em 22 de maio. Somente após este cronograma, o MEC abrirá o período oficial de inscrições para a edição deste ano do Enem. Ainda será publicado um edital específico com as datas e regras.

Jovem fazendo revisão dos estudos para o Enem
Começar a se preparar aumenta a confiança do estudante para o Enem 2025 (Imagem: PeopleImages.com – Yuri A | Shutterstock)

Dicas para se preparar para o Enem

Para Caio Temponi, pesquisador, mentor e palestrante, que, aos 12 anos, passou em primeiro lugar no vestibular da EPCAR (Escola Preparatória de Cadetes do Ar), e, aos 13, obteve cinco aprovações em diferentes cursos, incluindo Medicina e Direito na UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), começar a se preparar é uma das estratégias mais eficazes para um bom resultado no Enem.

“O Enem exige constância. Quando o estudante entende que o sucesso vem da rotina, ele começa a construir o resultado desde já”, afirma.

Abaixo, Caio Temponi elenca 5 dicas para se preparar para o Enem 2025. Confira!

1. Monte um cronograma de estudos

Ter um plano bem estruturado é essencial para cobrir todo o conteúdo de forma equilibrada. “Organize o tempo semanalmente com foco nas quatro áreas cobradas no Enem: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza”, recomenda.

2. Revise provas anteriores

Analisar exames passados é uma forma eficaz de se familiarizar com o padrão da prova e os temas mais recorrentes. “Resolver questões de edições passadas ajuda a entender o estilo da prova e a identificar os conteúdos mais cobrados”, conta Caio Temponi.

3. Faça simulados regulares

Treinar com provas simuladas aumenta a confiança e prepara o estudante para lidar com o tempo e a pressão. “Simular a prova com tempo cronometrado melhora o controle emocional e a gestão do tempo no dia do exame”, pontua o especialista.

4. Busque materiais confiáveis

Estudar com fontes de qualidade garante um aprendizado mais sólido e direcionado ao que realmente importa. “Use videoaulas, livros e plataformas de ensino recomendadas por professores ou instituições reconhecidas”, indica o mentor e palestrante.

5. Cuide da saúde mental

Manter o bem-estar físico e emocional é indispensável para um bom desempenho nos estudos. “Sono, alimentação equilibrada e pausas são tão importantes quanto o conteúdo. O equilíbrio ajuda na memorização e rendimento”, finaliza Caio Temponi.

Por Tayanne Silva

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também