Partidos protocolam pedido de impeachment contra governador do DF
ICARO Media Group TITAN
O Partido Socialista Brasileiro do Distrito Federal (PSB-DF) e o Cidadania-DF tomaram uma atitude drástica protocolaram um pedido de impeachment contra o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do MDB (foto). A iniciativa foi motivada após o envolvimento do governador em alegações relacionadas à venda do Banco Master para o Banco Regional de Brasília (BRB) terem vindo à tona.
Os partidos que lideram o pedido de impeachment acusam o governo estadual de atuar de forma temerária, especialmente no que diz respeito à compra de títulos relacionados ao Banco Master. A aquisição desses títulos está envolta em suspeitas de irregularidades, colocando em risco os recursos públicos e desrespeitando as normas de governança.
Investigações revelaram que o Banco Master realizou a venda de carteiras inexistentes no valor de R$ 12,2 bilhões para o BRB. O objetivo da operação, segundo o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF), era tentar salvar o banco privado, que enfrentava uma crise de liquidez. Diante do rombo estimado em R$ 4 bilhões, o Banco Central decretou a liquidação do Banco Master em 18 de novembro.
Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, mencionou em depoimento à PF a existência de conversas com o governador Ibaneis Rocha sobre as negociações. Contudo, Rocha negou ter tratado diretamente com Vorcaro sobre a operação BRB-Master, indicando que as negociações foram conduzidas pelo então presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
Vorcaro afirmou ainda que Rocha esteve em sua residência em uma ocasião, em um evento social organizado por um amigo em comum. O governador confirmou sua presença no evento, ressaltando que a interação foi superficial.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads.

