Home
Notícias
Pesquisadores encontram novo coronavírus em morcegos na América do Sul
Notícias

Pesquisadores encontram novo coronavírus em morcegos na América do Sul

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
19/02/2025 15h16
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16466766/original/open-uri20250219-85-z1szgq?1739979717
©bing.com - thetraveldoctor.com.au
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Pesquisadores dos estados de São Paulo, Ceará e da Universidade de Hong Kong fizeram uma importante descoberta: um novo coronavírus foi identificado em morcegos na América do Sul, sendo o primeiro na região intimamente relacionado ao vírus causador da síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS). O estudo, publicado no Journal of Medical Virology , revelou a presença do coronavírus em morcegos das espécies Molossus molossus e Artibeus lituratus, coletados no Ceará. A pesquisa destaca a diversidade genética desses animais, que podem servir como importantes reservatórios de vírus.

Os pesquisadores identificaram sete coronavírus em amostras de cinco morcegos, ressaltando a importância da vigilância epidemiológica contínua desses animais. A descoberta levanta a questão sobre a capacidade de transmissão do novo coronavírus para humanos, visto que partes da proteína spike do vírus sugerem uma potencial interação com receptores humanos. Experimentos para investigar essa possibilidade estão programados para ocorrer em Hong Kong ainda este ano.

Além do novo coronavírus, outro estudo realizado pelos grupos do Lacen-Fortaleza e da Unifesp identificou variantes de vírus da raiva em morcegos, ressaltando a importância de monitorar a saúde desses animais para prevenir potenciais riscos de transmissão para humanos. Os pesquisadores enfatizam a necessidade de realizar análises sistemáticas e integradas para gerar dados que auxiliem na prevenção de novas epidemias e pandemias.

Ressalta-se que o coronavírus causador da MERS, inicialmente identificado em 2012 na Arábia Saudita, provocou mais de 800 mortes em diversos países. A sequência genética encontrada pelos pesquisadores brasileiros apresenta alta similaridade com o MERS-CoV, evidenciando a importância de estudos que possam antecipar potenciais ameaças à saúde pública. A descoberta abre caminho para pesquisas futuras sobre esses vírus pouco conhecidos, que podem ter impactos significativos na saúde global.

 

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também