PF desmantela esquema de reserva de vagas no SUS em troca de apoio político
ICARO Media Group TITAN
A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (21) uma operação contra um grupo que oferecia vagas no Sistema Único de Saúde (SUS) em troca de apoio político. A investigação aponta que funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Queimados (RJ) estariam reservando vagas no sistema para si e seus familiares em troca de favores políticos, visando beneficiar um grupo político nas eleições municipais de 2024 e futuros pleitos.
Nesta ação, nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços localizados em Brasília e Queimados, com o objetivo de reunir provas que confirmem as irregularidades cometidas. Além das buscas, a Justiça determinou o sequestro e bloqueio de valores e bens incompatíveis com a renda dos investigados, bem como o afastamento de alguns envolvidos de suas funções públicas.
Segundo as denúncias que originaram a investigação, os funcionários da Secretaria de Saúde de Queimados utilizavam seus nomes e de seus parentes para garantir vagas no sistema de regulação do SUS, principalmente no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Essas vagas eram posteriormente destinadas ao grupo político em questão, que as utilizava como moeda de troca, especialmente em períodos eleitorais.
O Sisreg tem como finalidade a organização do acesso aos serviços de saúde, visando otimizar o uso dos recursos assistenciais e garantir um atendimento mais humanizado, seguindo os princípios do SUS como universalidade e integralidade. Os envolvidos nesse esquema poderão responder por crimes como organização criminosa, inserção de dados falsos em sistema de informação e corrupção eleitoral, com penas que somadas chegam a 24 anos de prisão.
A Polícia Federal não divulgou informações sobre quais políticos estariam sendo beneficiados por esse esquema ilegal no sistema de saúde pública.
Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X , Bluesky , Threads ou nossos canais no WhatsApp e Telegram .