Polícia Civil de São Paulo desmantela esquema de fraude milionária no sistema bancário
ICARO Media Group TITAN

A Polícia Civil de São Paulo realizou nesta terça-feira (9) uma operação contra fraude no sistema bancário, que resultou na prisão de oito suspeitos e no cumprimento de mandados de prisão temporária e busca e apreensão. A ação, nomeada de Operação Azimut, teve como alvo um grupo criminoso que furtou cerca de R$ 20 milhões de clientes de uma empresa de meios de pagamento. Os investigados são acusados de praticar furto, estelionato e lavagem de dinheiro contra empresas do setor. A operação foi conduzida pela Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCIBER) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).
Entre os indivíduos investigados estão os proprietários de uma empresa que movimentou quase R$ 7 bilhões em dois anos, bem como um escritório de contabilidade que auxiliava o grupo criminoso na criação de empresas usadas no esquema fraudulento. Segundo as apurações, o grupo utilizava credenciais válidas de forma ilegal para cometer os crimes. A ação policial contou com a participação de 32 policiais civis e 16 viaturas da DCCIBER/Deic, além do apoio de oito policiais e quatro viaturas da Deic/Campinas.
Essa operação é um desdobramento de uma ação realizada em julho, na qual três pessoas foram presas. Os investigadores acreditam que esses presos atuavam como laranjas dos verdadeiros donos das empresas envolvidas na fraude, sendo investigados por organização criminosa e lavagem de capitais. A polícia segue com as investigações, visando desmantelar completamente o esquema criminoso e responsabilizar todos os envolvidos nas práticas ilícitas.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads.
