Home
Notícias
Possibilidade de megaterremoto no Japão preocupa autoridades
Notícias

Possibilidade de megaterremoto no Japão preocupa autoridades

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
09/12/2025 15h58
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51010/original/Logo_quadrado.png?1764257659
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

As autoridades meteorológicas do Japão emitiram um alerta sobre a possibilidade de um terremoto de grande magnitude atingir o norte do país até a próxima semana, sendo o primeiro aviso desse tipo desde a introdução dessa categoria em 2022. O alerta surge após um terremoto de magnitude 7,5 ter deixado pelo menos 30 pessoas feridas no nordeste do Japão na noite de segunda-feira, forçando milhares a evacuar suas casas.

O terremoto ocorreu por volta de 23h15, a uma profundidade de 50 km e a cerca de 80 km da costa da região de Aomori, conforme relatado pela Agência Meteorológica do Japão. Esse evento gerou alertas de tsunami, os quais foram posteriormente cancelados, embora ondas de 70 cm tenham sido registradas. Algumas linhas de trem foram suspensas e milhares de residências ficaram sem eletricidade.

A primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, exortou os cidadãos afetados pelo terremoto a reforçarem seus preparativos diários, como a fixação segura de móveis, e a estarem prontos para evacuar imediatamente em caso de tremores. Ordens de evacuação foram emitidas para aproximadamente 90 mil residentes, e cerca de 2.700 casas ficaram sem energia na província de Aomori.

O governo do Japão criou um centro de resposta dentro do gabinete da primeira-ministra e mobilizou uma equipe de emergência para lidar com a situação. Até o momento, não foram relatadas irregularidades nas usinas nucleares da região em decorrência do terremoto. Isso traz à tona as preocupações sobre a vulnerabilidade do Japão a desastres naturais, visto que o país é um dos mais propensos a terremotos no mundo, registrando cerca de 1,5 mil eventos sísmicos por ano.

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp, Facebook, X, BlueSky e Threads 

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também