Queda de avião deixa dezenas de vítimas no Cazaquistão
ICARO Media Group TITAN
Um avião da Azerbaijan Airlines com 67 pessoas a bordo caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, na madrugada desta quarta-feira (25). De acordo com fontes do Ministério de Emergências do Cazaquistão, do total de pessoas a bordo, 62 eram passageiros e cinco eram membros da tripulação. Dentre os ocupantes estavam cidadãos do Azerbaijão, Cazaquistão, Rússia e Quirguistão. A aeronave, um Embraer 190, fabricado no Brasil, decolou de Baku, capital do Azerbaijão, com destino a Grozny, na Chechênia.
Segundo informações preliminares do órgão regulador de aviação da Rússia, o avião teria colidido com pássaros, o que teria levado o piloto a realizar um pouso de emergência em Aktau, cidade próxima ao local da tragédia. Infelizmente, as autoridades confirmaram a morte de pelo menos 38 pessoas no acidente, sendo que os passageiros feridos foram vistos sendo resgatados da fuselagem intacta.
Após o ocorrido, a Azerbaijan Airlines suspendeu todos os voos para Grozny até que as investigações sejam concluídas. Uma comissão governamental foi criada para investigar o acidente, e as autoridades garantiram apoio às famílias das vítimas e dos feridos. A Embraer, fabricante da aeronave, emitiu uma nota lamentando o ocorrido e informando que está colaborando com as autoridades competentes.
O presidente russo, Vladimir Putin, expressou suas condolências ao presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, pelas vidas perdidas no acidente aéreo. Putin entrou em contato com Aliyev para manifestar solidariedade às famílias das vítimas e desejou pronta recuperação aos sobreviventes do desastre. A situação segue sendo acompanhada de perto pelas autoridades envolvidas no caso, visando esclarecer as circunstâncias que levaram à queda da aeronave da Azerbaijan Airlines.