Saiba quanto mede e para onde se dirige o maior iceberg da Antártida
ICARO Media Group TITAN
O maior e mais antigo iceberg do mundo, batizado de A23a, moveu-se de sua localização na Antártida. Com uma área equivalente a três vezes o tamanho da cidade de São Paulo e quase 1 trilhão de toneladas, o A23a estava encalhado em um redemoinho desde 2020. Agora, de acordo com o British Antarctic Survey, o gigantesco bloco de gelo está rumando para o norte.
A magnitude do iceberg A23a impressiona até mesmo os pesquisadores mais experientes, que monitoravam sua localização há décadas. Sua decisão de se desprender e começar a se mover surpreendeu a comunidade científica, que agora está analisando atentamente seu deslocamento e possíveis impactos no ambiente antártico.
Por décadas, o iceberg A23a permaneceu praticamente imóvel no Oceano Antártico, preso em um redemoinho que o impedia de se mover. No entanto, nos últimos dias, ele finalmente se desprendeu e iniciou sua jornada para o norte, intrigando os cientistas e despertando curiosidade em todo o mundo.
A área imensa coberta pelo A23a é um fator preocupante para os estudiosos, que agora tentam prever seu trajeto e possíveis consequências para o ecossistema antártico. A movimentação do iceberg representa um novo capítulo na história das pesquisas polares e desafiará os especialistas a acompanharem de perto seu percurso e seus efeitos.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram