Semana terá calor extremo, chuvas e temporais no Brasil

ICARO Media Group TITAN






Uma semana de perigo se inicia no Brasil, com previsão de condições extremas de calor e chuva. O cenário atmosférico atípico para esta época do verão trará riscos triplos para a população do país. No Sudeste, o calor excessivo será um fator preocupante, enquanto no Sul, Sudeste e Nordeste são esperados episódios de chuva volumosa e tempestades isoladas.
O prognóstico da MetSul indica a presença de uma bolha de calor sobre o Sudeste do Brasil, resultado de um padrão de bloqueio atmosférico que reduz a chuva na região e eleva consideravelmente as temperaturas. Essa situação de bloqueio desloca a umidade amazônica, que deveria se concentrar no Sudeste, para áreas mais a Oeste, como Sul, Centro da Argentina e Uruguai. Este deslocamento propicia chuvas intensas e temporais diários, possivelmente severos, nessas regiões.
No Sudeste, o Rio de Janeiro está em alerta devido ao calor extremo esperado. A região enfrentará uma semana com temperaturas muito altas, próximas ou acima dos 40ºC, com a terça-feira sendo o dia mais crítico. A sensação térmica elevada, devido à umidade, torna o calor ainda mais perigoso, podendo impactar especialmente idosos e pessoas com doenças crônicas.
Já em São Paulo, os dias de calor intenso serão mais evidentes no interior e no litoral, podendo chegar a máximas acima dos 35ºC. A interação do ar quente com a umidade provocará chuvas e temporais isolados, trazendo o risco de alagamentos, inundações, raios e vento forte. Esta mesma condição também é prevista para o Sul do país, onde a atmosfera instável favorecerá episódios de chuva intensa e temporais isolados ao longo da semana.
Na Região Norte e Nordeste do Brasil, o destaque fica para a Zona de Convergência Intertropical, que pode resultar em chuvas volumosas e localmente excessivas, principalmente em áreas próximas à costa. Cidades como Natal, Fortaleza e São Luís devem ficar atentas a possíveis períodos de chuvas intensas, que podem causar alagamentos e transtornos.
Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X , Bluesky , Threads ou nossos canais no WhatsApp e Telegram .


