TSE divulgará edital com 520 vagas para concurso unificado da Justiça Eleitoral
ICARO Media Group TITAN
Em reunião com representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe), o diretor-geral do TSE, Rogério Galloro, reforçou o compromisso em resolver a falta de pessoal na Justiça Eleitoral através do concurso.
O diretor-geral mencionou também o Projeto de Lei 04/2024, que propõe a criação de 474 cargos efetivos na Justiça Eleitoral. O projeto aguarda análise das comissões permanentes da Câmara dos Deputados e visa suprir a demanda por profissionais na instituição.
O concurso unificado da Justiça Eleitoral terá um formato especial, onde um único edital será divulgado com vagas para o TSE e para os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) que aderiram ao termo de adesão. As provas serão realizadas simultaneamente nas cidades sedes dos tribunais participantes.
Serão reservadas 33% das vagas às cotas, sendo 20% para pessoas negras, 10% para pessoas com deficiência e 3% para pessoas indígenas. Essa medida visa promover maior inclusão e diversidade nos quadros da Justiça Eleitoral.
A expectativa é que o edital seja divulgado no primeiro semestre deste ano. Porém, o TSE ainda não deu uma data oficial para a publicação. As vagas do concurso estão definidas para diferentes especialidades dos cargos de técnico e analista judiciário.