Uber Moto inicia operação em São Paulo em meio a disputa com a prefeitura
ICARO Media Group TITAN
A empresa Uber começou a oferecer o serviço de transporte de passageiros em motocicletas na cidade de São Paulo a partir desta quarta-feira (22). A iniciativa da Uber Moto se soma ao serviço oferecido pela 99, em uma tentativa de enfrentar os obstáculos impostos pela prefeitura local para liberar essa modalidade na região.
Assim como a concorrente, a Uber Moto irá operar inicialmente fora do centro expandido da cidade, focando em regiões periféricas onde o transporte público é menos presente, de acordo com Laura Lequain, responsável pela Uber Moto no Brasil. A ideia é oferecer um serviço complementar ao transporte público, atendendo às viagens de curta distância, como do ponto de ônibus ou estação de metrô até a casa dos passageiros e vice-versa.
A decisão de lançar o serviço de mototáxi em São Paulo está relacionada com uma decisão judicial favorável à 99, que negou a solicitação da prefeitura de suspender o serviço de motocicletas. A Uber destaca que essa modalidade de transporte de passageiros por moto já está presente em diversas cidades do país.
Os usuários poderão desfrutar de tarifas até 40% mais econômicas comparadas com o serviço de carro. Para solicitar um Uber Moto, basta utilizar o aplicativo da empresa, onde os motociclistas disponibilizam capacetes para os passageiros ou estes podem optar pelo uso de seu próprio equipamento.
A categoria de transporte de passageiros por moto é alvo de disputas, com a prefeitura proibindo a modalidade devido ao alto índice de acidentes, enquanto as plataformas defendem a legalidade amparada por legislação federal.
Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X , Bluesky , Threads ou nossos canais no WhatsApp e Telegram .