Lula parabeniza Trump por vitória nas eleições dos EUA: “Voz do povo deve ser respeitada”
ICARO Media Group
São Paulo, 6 nov (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou Donald Trump nesta quarta-feira por sua vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos e, em uma postagem em seu perfil na rede social X, afirmou em português que “a democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada”.
Além disso, acrescentou que “o mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto” na busca por “mais paz, desenvolvimento e prosperidade”.
“Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, completou Lula.
Na sexta-feira passada, Lula havia afirmado que o melhor para a democracia era que a candidata democrata, Kamala Harris, vencesse as eleições nos Estados Unidos.
Em uma entrevista concedida à emissora de televisão francesa “TF1”, o presidente brasileiro declarou que uma vitória de Harris era “muito mais segura para fortalecer a democracia nos EUA” e lembrou quando Trump incitou seus apoiadores a rejeitar o resultado quando foi derrotado por Joe Biden em 2020, o que levou ao ataque ao Capitólio.
“Nós vimos o que foi o presidente Trump no final do seu mandato fazendo aquele ataque ao Capitólio. Como sou amante da democracia, acho a democracia a coisa mais sagrada que nós conseguimos construir para bem governar os nossos países, eu, obviamente, fico torcendo para a Kamala ganhar as eleições”, comentou.
adm/rsd