6 tipos de cães de serviço que ajudam pessoas necessitadas
Mega Curioso
Você até pode ter o cachorro mais legal, companheiro e engraçado do mundo. Entretanto, existem muitos cães por aí que cumprem uma função muito maior do que apenas ser nossos fiéis escudeiros: salvar a vida de milhares de pessoas todos os anos. Eles são chamados de cães de serviço.
É bem provável que você já tenha ouvido falar em pelo menos uma dessas "profissões" para cachorros. Mas será que conhecia todas que estamos prestes a listar? Confira só um pouco mais sobre seis áreas da sociedade em que os cães de serviço podem contribuir incrivelmente!
1. Cão-guia
(Fonte: Wikimedia Commons)f
De todos os tipos de cães de serviço, os cães-guia são de longe os mais conhecidos pelas pessoas. Esses animais atuam como os olhos de um deficiente visual, auxiliando-os a navegar por suas casas e por espaços públicos com certa independência. Um cão-guia te ajuda a desviar de obstáculos, atravessar uma avenida, andar tranquilamente e encontrar portas.
Para isso, é necessário muito treinamento. Antes de conseguirem atuar nessa profissão, esses animais precisam passar por dois anos de treinamento e seguir sendo treinados pelo resto da vida.
2. Cães de suporte emocional
(Fonte: Southeastern Guide Dogs)
Um cão de suporte emocional possui a responsabilidade de confortar aqueles que sofrem de algum transtorno psicológico, como ansiedade ou depressão. Para que um cachorro seja legalizado nessa função, é necessário que o dono tenha sido diagnosticado em consultório psicológico.
Qualquer raça é qualificada a atuar como cão de suporte emocional, até mesmo os de porte pequeno ou médio. O objetivo é que esse animal traga um pouco de tranquilidade para a pessoa afetada.
3. Detector de alergias
(Fonte: Internet/Reprodução)
Poucas pessoas sabem, mas um cão pode ser treinado para aprender a salvar seu dono de uma crise alérgica severa. Os cachorros possuem cerca de 300 milhões receptores olfativos no nariz, o que significa que eles conseguem sentir qualquer aroma, mesmo em pequenas quantidades.
Portanto, se você for alérgico a amendoim ou qualquer outro tipo de coisa, seu cão de serviço poderá te alertar quando você estiver prestes a entrar em contato com algo do gênero.
4. Cães ouvintes
(Fonte: Canine Companions)
Assim como os cães-guia, os cães ouvintes cumprem o papel de ajudar pessoas com algum tipo de deficiência auditiva a seguir normalmente com suas vidas. Dessa forma, eles são treinados a associar certos tipos de som com uma recompensa — uma maneira efetiva de fazê-los avisar seus humanos.
Portanto, barulhos como os da campainha de casa, o do alarme de incêndio e o do telefone poderão chegar ao seu receptor original através desse cão de serviço.
5. Alerta de diabetes
(Fonte: Internet/Reprodução)
Pessoas que sofrem de diabetes precisam ter um alto controle do nível de açúcar no corpo. Porém, isso também significa que essas pessoas podem acabar sofrendo com açúcar baixo e é por isso que os cães de serviço podem trabalhar no auxílio de indivíduos diagnosticados com diabetes.
Um cão de alerta de diabetes aprenderá a detectar a taxa de açúcar de seu dono através do suor. Dessa forma, eles conseguirão gerar um alerta quando a pessoa estiver com o açúcar muito alto ou muito baixo e prevenir uma crise.
6. Suporte de mobilidade
(Fonte: Ican/Divulgação)
Indivíduos que sofrem com algum tipo de problema físico que atrapalhe sua mobilidade no dia a dia podem se beneficiar de um cão de serviço. Afinal, esses cães podem ser treinados a abrir portas automáticas, carregar malas ou até mesmo fornecer equilíbrio para o seu condutor quando a pessoa estiver andando.
Em geral, esse trabalho funciona melhor com cães grandes e de porte atlético. Além disso, é necessário bastante treinamento para cumprir a função.