Como as formigas conseguem voltar para o formigueiro?
Mega Curioso
Seja em grandes cidades ou até mesmo em regiões menos movimentadas, você provavelmente já viu alguma formiga perambulando por aí. É nas cozinhas de casas e apartamentos que eles costumam fazer a festa, e volta e meia aparecem em busca de alimento — seja sozinhas ou em grupos.
Uma explicação para isso é porque as formigas são criaturas sociais que sabem muito bem dividir as tarefas dentro do formigueiro e trabalham sempre com objetivo de ajudar suas comunidades. Então, qual a função desses espécimes que encontramos em nossas casas e como eles encontram o caminho de volta para suas casas?
Busca por comida
(Fonte: Wikimedia Commons)
Uma das funções mais importantes dentro de um formigueiro fica com as formigas operárias responsáveis por buscar comida. Majoritariamente, são elas que nós cruzamos em nossas residências. Mas como elas fazem para chegar até lá? Tudo isso é muito simples.
As formigas são equipadas com receptores em suas antenas, que são chamados de sensilas. É através dessas ferramentas que elas conseguem reconhecer as moléculas de um alimento mesmo a distância, principalmente quando a comida não está bem vedada.
Depois de encontrarem a refeição, elas agora precisam encontrar uma maneira de carregar o que conseguirem levantar com seus corpos de volta para a colônia. Para isso, elas contarão com uma estratégia de sobrevivência muito intrigante: uma trilha de feromônios.
Trilha imaginária
(Fonte: Pixabay)
Para quem não se percam uma das outras, as formigas utilizam essa trilha imaginária formada por um caminho de feromônio espalhado pelo ar. É através desse trajeto de hormônios que elas conseguirão retornar para o formigueiro, onde realização a separação do alimento.
Nesse momento, elas decidem o que será consumido no instante, o que será estocado e o que virará comida para as larvas. Por serem, em sua maioria, onívoras, as formigas possuem uma dieta feita de proteínas e também muito açúcar.
O açúcar, aliás, costuma ser o alvo preferido delas em nossas casas por ser mais fácil de carregar. A espécie mais comum encontrada em regiões urbanas se chama formiga-fantasma. Normalmente, essas criaturas adoram ambientes mais escuros e quentes para criar seus formigueiros.
Portanto, se você não sabe de onde as formigas estão vindo, é bem provável que elas tenham criado moradia dentro de algum móvel da sua residência, buraco na parede ou fenda em azulejos.