Home
Notícias
Os 7 animais mais velhos do planeta
Notícias

Os 7 animais mais velhos do planeta

publisherLogo
Mega Curioso
28/09/2021 20h26
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14704034/original/open-uri20210928-18-k3om6l?1632860985
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Descobrir qual é a criatura mais velha do mundo pode ser uma tarefa cientificamente muito difícil, visto que algumas espécies "trapaceiam". A medusa imortal, por exemplo, clona-se em seu estágio juvenil e pode se rejuvenescer constantemente. Então, consideraríamos como um espécime único ou uma cópia recém-nascida?

Porém, determinados animais definitivamente vivem bem mais que outros e é por isso que nós criamos uma lista para mostrá-los a você. Confira só quais são os sete animais mais velhos do planeta conhecidos pela ciência!

7. Tartaruga-gigante-de-aldabra (189 anos)

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Na ilha de Santa Helena, no sudeste do oceano Atlântico, uma tartaruga-gigante-de-aldabra entrou para o Guinness World Record como o animal terrestre mais velho do mundo. Jonathan , como foi batizado, possuir 189 anos e ainda parece estar plenamente saudável.

Pesquisadores estimam que ele tenha nascido em 1832, três anos antes do renomado cientista Charles Darwin chegar em Galápagos para conhecer essas tartarugas gigantes. 

6. Ouriço-do-mar-vermelho (200 anos)

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Com uma dieta composta principalmente de algas, os ouriços-do-mar-vermelhos chamam atenção pela sua incrível aparência. Entretanto, essa não é a única coisa surpreendente sobre essas criaturas. Esses ouriços podem viver até 200 anos e crescem de tamanho o tempo todo.

Durante esse tempo, não mostram qualquer sinal de envelhecimento e continuam podendo se reproduzir. Eles podem morrer por serem comidos, pescados ou por uma doença específica, mas raramente por envelhecer.

5. Sebastes (200 anos)

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Assim como o sexto lugar nessa lista, os sebastes possuem expectativa de vida entre 100 e 200 anos — isso se não virarem refeição para os humanos. Esses peixes só começam a reproduzir aos 25 anos de idade e, portanto, possuem um desenvolvimento reprodutivo lento.

Por demorarem tanto para "desabrochar", essas criaturas são extremamente vulneráveis à pesca predatória, o que pode dizimar a espécie.

4. Baleia-da-Groenlândia (211 anos)

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Ao analisar a ponta de um arpão de pedra na gordura de uma baleia-da-Groenlândia, pesquisadores descobriram que esses animais podem sobreviver por mais de dois séculos. Os cientistas também analisaram o tecido ocular de um grupo de baleias da espécie e concluíram que um dos animais tinha 211 anos na época de sua morte.

Essa é uma das 14 espécies de baleias que possuem barbatanas e também a única que vive no Ártico durante o ano todo. 

3. Quahog do oceano (500 anos)

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Esses moluscos de água gelada normalmente vivem tranquilamente por mais de 200 anos. O espécime mais velho de quahog do oceano descoberto por cientistas foi um macho batizado de Ming, o Molusco, que tinha seus 507 anos. 

A idade dos quahogs pode ser determinada através do número de linhas em sua concha, sendo algumas extremamente finas. O animal em análise teria nascido em 1499 durante a Dinastia Ming, na China, e por isso foi batizado desse jeito. 

2. Tubarão-da-Groenlândia (500 anos)

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Apesar de serem muito lentos e normalmente cegos por conta de algum tipo de parasita, os tubarões-da-Groenlândia continuam sendo um dos principais predadores no Ártico e o vertebrado mais velho do mundo. Através da datação por radiocarbono, cientistas estimaram que uma dessas criaturas possuía 392 anos — com margem de erro de 125 anos. 

Sendo assim, isso sugere que aquele tubarão em específico poderia ter idade entre 272 e 512 anos. 

1. Esponjas-de-vidro  (18 mil anos)

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Essa espécie de esponja-do-mar produz uma espícula extremamente longa, ou estrutura esquelética, feita de sílica, com a esponja localizada na parte superior. Por isso, podem até se parecer um pouco com uma lâmpada de chão. Através dessas camadas de sílica, os pesquisadores conseguem determinar a idade dessas criaturas.

Um estudo feito em 2017 apontou que alguns espécies de esponjas-de-vidro tinham idade estimada entre 5 mil e 18 mil anos, ganhando o primeiro lugar da lista com tranquilidade. 

 

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também