Home
Notícias
Por que lesmas morrem com sal?
Notícias

Por que lesmas morrem com sal?

publisherLogo
Mega Curioso
06/04/2022 13h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14950921/original/open-uri20220406-19-yv7bta?1649250162
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A natureza nos permite observar animais com características variadas e algumas peculiaridades. Em algum momento, por exemplo, você já deve ter ouvido falar que uma lesma morre se você jogar sal em cima dela. Porém, por que isso acontece?

Indo para a explicação mais científica, uma lesma morre quando sua pele entra em contato com o sal por conta da desidratação. Ao derrubar um pouco do cloreto de sódio sobre a pele do animal, ela começa a desidratar enquanto permanece exposta ao ar. Como o sal, por sua vez, é um forte atrator de água, isso se torna uma combinação mortal para o bichinho.

Vale mencionar, inclusive, que outros animais sofrem desse mesmo problema, como caracóis terrestres, sapos, rãs e minhocas. Outro ponto é que ainda que ela conte com essa pequena desvantagem, a pele destes animais também traz alguns benefícios, como o fato de possuir entrada e saída de gases para ajudar na respiração.

Sal pode provocar morte extremamente dolorosa em lesmas. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)Sal pode provocar morte extremamente dolorosa em lesmas. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

E caso você esteja se perguntando: sim, jogar sal em uma lesma para ver o resultado é um processo extremamente doloroso para ela. Apesar de não emitir nenhum tipo de som enquanto sofrem, elas também possuem receptores de dor como qualquer outra criatura que rasteja, voa, nada ou anda em nosso planeta. 

Outras curiosidades

Ainda referente a lesmas, um dado curioso sobre este animal é o fato de que elas podem criar um coração e corpo novos caso sejam decapitadas. Há um processo que faz com que a sua cabeça se mova sozinha imediatamente após a separação, permitindo uma regeneração completa em algumas poucas semanas.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também