Home
Notícias
Tempo ruim realmente afeta sua internet?
Notícias

Tempo ruim realmente afeta sua internet?

publisherLogo
Mega Curioso
05/10/2021 21h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14714486/original/open-uri20211005-18-tcjr2k?1633468454
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Têm dias que tudo parece dar errado e a internet teima em não funcionar, sobretudo em dias chuvosos ou com grandes mudanças climáticas. Nesses momentos, é comum nos questionarmos se o tempo ruim realmente exerce algum tipo de influência na conexão que temos dentro de casa. Afinal, qual o real efeito do mau tempo, seja chuva, neve ou até mesmo calor extremo, na instabilidade da internet?

Por mais direta que essa pergunta seja, mesmo assim ela exige um grau de entendimento a respeito das conexões de rede. Portanto, vamos entender um pouco mais sobre os diferentes tipos de instalação de internet e como cada uma delas reage às mudanças no tempo.

Roteador de Wi-Fi

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Caso a sua internet seja proveniente de um roteador de Wi-Fi instalado em um escritório, dentro de casa ou em algum estabelecimento fechado, é pouquíssimo provável que qualquer coisa que aconteça do lado de fora tenha qualquer efeito na estabilidade da conexão.

A única exceção aconteceria por causa da umidade, a qual é muito mais difícil de controlar do que a chuva. Quando o ar está muito úmido, o sinal de rede encontra maiores dificuldades para ser enviado, o que consequentemente resulta em uma internet devagar e estressante.

Porém, um simples dia úmido não costuma ser suficiente para causar grandes estragos. Na maioria das vezes, os maiores problemas acontecem em dias muito quentes, fazendo com que o roteador superaqueça e perca um pouco da capacidade de propagar o Wi-Fi.

Internet a cabo ou satélite 

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Se a sua internet funciona a cabo ou a satélite, então as chances do mau tempo terem afetado a estabilidade da sua conexão são um pouco maiores. Ondas de satélites possuem dificuldade em se propagar por barreiras sólidas, como árvores, prédios ou até mesmo a chuva — especialmente por sua densidade. 

Para os usuários de cabos, as altas temperaturas causam problemas semelhantes ao que acontece com o roteador de Wi-Fi. Por exemplo, é comum que temperaturas altas ou fortes chuvas provoquem danos nos cabos e impossibilitem a chegada da rede. Sendo assim, tempestades estão de certa forma relacionadas com a conexão de internet, mas tudo depende do modelo que você está usando.

Na maioria dos casos, o fator que mais provoca instabilidade de rede durante dias de chuvas é a quantidade de pessoas usando a mesma conexão. Com mais gente dentro de casa, é provável que a sua internet não esteja conseguindo dar conta do recado e apresente um pouco de lentidão por algum momento.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também