Home
Notícias
Vacina de covid-19 aplicada no bumbum? Existe!
Notícias

Vacina de covid-19 aplicada no bumbum? Existe!

publisherLogo
Mega Curioso
26/08/2021 17h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14650639/original/open-uri20210826-19-wrazzs?1629997666
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Se você esteve circulando pela internet na última semana, provavelmente deve ter ouvido falar sobre algo peculiar que anda acontecendo em Santa Catarina. Ao contrário do que acontece na maioria das cidades do Brasil, a cidade de Joinville tem aplicado a vacina da covid-19 na região dos glúteos da população e não no braço.

Desde o começo das campanhas de vacinação, muitas pessoas têm questionado o porquê das doses da injeção serem aplicadas preferencialmente no chamado músculo deltoide em vez de outras partes do corpo. Então, vamos tentar entender porque mais brasileiros não andam recebendo a vacina no bumbum. Confere aí!

Orientação do Ministério da Saúde

Veja no Twitter
twitter

Eu não tava entendendo por que ninguém aqui de Joinville postava foto vacinando, como os meus amigos de SP, do Rio e até de Floripa fizeram. Até descobrir que tá quase todo mundo aqui (inclusive eu) TOMANDO A VACINA NA BUNDA

August 21, 2021

O principal motivo para a vacina de coronavírus ser aplicada por via intramuscular é porque o Ministério da Saúde liberou um informe técnico ainda no começo da campanha orientando para que a administração das doses fosse feita desse jeito. Essa prática também busca por regiões do corpo com abundância de tecidos, o que posteriormente facilitará a ativação das células do sistema imunológico.

Vale ressaltar, entretanto, que a vacinação direcionada nos músculos não é o único tipo de aplicação que o Brasil realiza. A vacina da poliomielite, por exemplo, é dada por via oral. De acordo com a prefeitura de Joinville, a escolha por vacinar a população nos glúteos teve como base diminuir os possíveis efeitos adversos resultados da injeção, como a dor local.

Em geral, tanto a vacinação no braço quanto no glúteo são bastante semelhantes, visto que ambas são partes do corpo com músculos adequados para receber a injeção, além de estarem localizadas longe de vasos sanguíneos e grandes nervos.

Priorização do braço

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Viso que a vacinação intramuscular tem o mesmo efeito tanto no músculo deltoide quanto nos glúteos, por que as Secretarias de Saúde priorizam a região dos braços? A maior hipótese para isso é baseada na quantidade de pessoas que precisarão se vacinar nos próximos meses.

Em termos logísticos, levantar a manga da camiseta é muito mais fácil e rápido na hora de vacinar um maior número de habitantes e também evita o constrangimento de ter que se despir durante a aplicação. 

Por fim, as vacinas em crianças costumam ser aplicadas na região das pernas por serem as partes do corpo onde elas mais têm tecido. No caso dos adultos, porém, as nádegas não são tão convenientes por terem muito tecido adiposo, o que tornaria a vacina menos eficaz na hora de alcançar as células receptoras.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também