Ataque de drone russo atinge cúpula de proteção da usina nuclear de Chernobyl

Tecmundo






Um drone enviado pela Rússia atingiu, na última quinta-feira (13), o chamado "sarcófago" de Chernobyl, a proteção instalada pela Ucrânia no reator que gerou um dos maiores acidentes nucleares já vistos pela humanidade. O presidente Volodymyr Zelenskyy confirmou o atentado em sua conta no X, o antigo Twitter.
No comunicado, Zelenskyy revela que um drone com um explosivo de grande intensidade bélica atingiu a estrutura que protege o quarto reator da antiga usina — justamente o que foi danificado em 1986 e resultou na liberação de radiação no local.
Além do vídeo de câmeras de segurança que mostram o momento da explosão, o presidente ucraniano também compartilhou algumas fotos que mostram o domo danificado. Segundo ele, o incêndio gerado pelo impacto foi rapidamente controlado, mas o dano é considerado "significativo" e um possível conserto exigirá tempo e verba. Não há alta nos níveis de radiação, ao menos por enquanto, mas os responsáveis pela usina creem que a função de proteção do atual domo foi perdida.
De acordo com a imprensa ucraniana, um impacto cerca de 15 metros para o lado poderia resultar em um novo acidente radioativo. Além da estrutura, um guindaste que estava em operação no processo de desmanche do reator foi impactado pelos destroços.
Na publicação, Zelenskyy aproveitou para criticar o presidente da Rússia, Vladimir Putin, por atacar uma usina nuclear e travar uma guerra "sem nenhuma consideração pelas consequências". Três anos atrás, um ataque em outra usina nuclear da Ucrânia, a de Zaporizhzhia, causou danos a um transformador e também preocupou as autoridades locais, mas felizmente não resultou em danos à estrutura.
"Todas as noites, a Rússia realiza tais ataques à infraestrutura e às cidades da Ucrânia. A Rússia continua a expandir seu exército e não mostra nenhuma mudança em sua retórica perturbada e anti-humana do estado (...) É por isso que deve haver pressão unificada de todos que valorizam a vida — pressão sobre o agressor. A Rússia deve ser responsabilizada por suas ações", diz o presidente ucraniano.
Em resposta, o governo da Rússia negou as acusações de que foi o responsável pelo ataque com drones à estrutura de Chernobyl, alegando que essa é mais uma tentativa da Ucrânia de atrapalhar eventuais negociações.
Proteção foi erguida após acidente nuclear
O acidente da Usina Nuclear de Chernobyl aconteceu na madrugada de 26 de abril de 1986, quando o reator nuclear número 4 do local explodiu e resultou na dissipação de material radioativo nas redondezas.
O local tinha uma grave falha de segurança para o caso de um aumento da temperatura do núcleo do reator, o que aconteceu durante um pico de energia que desestabilizou todo o esquema de controle da usina. Estudos apontam que entre 4 mil a 93 mil pessoas tenham sido afetadas de alguma forma pelo desastre e a região de Pripyat, cidade mais próxima da instalação, foi evacuada e segue inabitada.
A cúpula de proteção no reator 4, chamado de "sarcófago", foi erguida em 2016 em uma parceria da Ucrânia com outros países da Europa, tanto pelos altos custos do projeto quanto pela complexidade da obra. Ela pesa 35 mil toneladas e serve como um escudo contra a radiação que ainda é ainda liberada pelo núcleo desprotegido.
Siga o TecMundo nas redes sociais para ficar informado sobre as principais novidades tecnológicas do conflito entre Rússia e Ucrânia e outras guerras modernas.


