Home
Notícias
DeepFake: homem finge ser prefeito de Kiev em conferência oficial
Notícias

DeepFake: homem finge ser prefeito de Kiev em conferência oficial

publisherLogo
Tecmundo
27/06/2022 18h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15069787/original/open-uri20220627-19-tbh4t3?1656354762
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Um homem utilizou a tecnologia "DeepFake" para se passar pelo prefeito da cidade de Kiev, capital da Ucrânia, durante uma conferência com Franziska Giffey, prefeita da cidade de Berlim. A conversa entre os dois foi interrompida após 15 minutos, quando suspeitaram da farsa.

De acordo com Lisa Frerichs, porta-voz da presidente de Berlim, a conversa correu normalmente no início. O farsante teria feito questionamentos sobre os refugiados ucranianos. No entanto, as dúvidas surgiram quando a pessoa quis falar sobre ucranianos "tentando receber benefícios sociais em Berlim" e sobre um possível apoio para sediar um evento CSD (Christopher Street Day, similar à parada LGBT+) em Kiev.

Lisa conta que o falso prefeito Vitali Klitschko pediu que Berlim tomasse "medidas por meio das autoridades para apoiar os jovens que voltam à Ucrânia para lutar". A conferência foi encerrada depois disso, de acordo com o gabinete de Giffey. Mais tarde, o embaixador da Ucrânia na Alemanha, Andriy Melnyk, tweetou que Giffey não havia falado com Klitschko

Veja no Twitter
twitter

Es gab keine Anhaltspunkte dafür, dass die Videokonferenz nicht mit einer echten Person geführt wird. Allem Anschein nach handelt es sich um Deep Fake. Das LKA Berlin, Staatsschutz, ist eingeschaltet. https://t.co/SWgvn9JRNR pic.twitter.com/soWNZwuQAb

June 24, 2022

Crescimento do DeepFake

A tecnologia DeepFake, explicando de forma bruta, permite sobrepor o rosto de uma pessoa em outra. Quanto mais fotos e vídeos a inteligência artificial recebe, mais próximo da realidade fica o resultado. Esse tipo de vídeo falso começou a se popularizar no início de 2019, e existem vários exemplos muito bem executados na internet.

Franziska Giffey disse em publicação oficial que “infelizmente, faz parte da realidade que a guerra está a ser travada com todos os meios, incluindo online, para minar a confiança dos métodos digitais e desacreditar os parceiros e aliados da Ucrânia”. Em meio à invasão da Rússia no país, um bairro residencial de Kiev foi bombardeado no último domingo e a capital decretou toque de recolher até o dia 3 de julho como medida de segurança mais recente.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também