Home
Notícias
Em protesto, franceses criam site com algoritmo que calcula tempo para cocô chegar no Rio Sena
Notícias

Em protesto, franceses criam site com algoritmo que calcula tempo para cocô chegar no Rio Sena

publisherLogo
Tecmundo
04/06/2024 16h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16241932/original/open-uri20240604-56-1epb5hf?1717516978
©GettyImages
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Os cidadãos franceses criaram um site e um algoritmo que calcula o tempo para o cocô chegar no Rio Sena, dependendo da distância que a pessoa se encontra de Paris. O projeto faz parte de um protesto organizado pela população da capital francesa, que acabou entrando para os trends topics do X (antigo Twitter).

Por meio da hastag #JeChieDansLaSeineLe23Juin (#EuDefecareiNoSenaDia23deJunho), os organizadores da ação estão convocando cidadãos. O objetivo é ridicularizar o presidente francês, Emmanuel Macron, e a prefeita de Paris, Anne Hidalgo. 

A dupla de políticos prometeu nadar no Sena para provar que o rio está em condições de receber parte das provas aquáticas dos Jogos Olímpicos de 2024 .

Emmanuel MacronO presidente Emmanuel Macron prometeu nadar no Rio Sena antes das Olimpíadas. (Imagem: Getty Images)

As Olimpíadas começarão em 24 de julho (a abertura será realizada em 26 de julho), mas especialistas afirmam que o rio ainda não está adequado ao banho, e que algo precisa ser feito até o início dos jogos. 

O governo anunciou que a obra de despoluição do rio custará £ 1,2 bilhões (pouco mais de de R$ 8 bilhões), o que enfureceu os parisienses. Agora, eles querem despejar a maior quantidade possível de cocô no Sena, justamente no dia em que Macron e Hidalgo resolveram provar que o rio está limpo.

Site calcula quando o cocô vai chegar no Sena

Para “melar” o banho de Macron e Hidalgo, os organizadores do protesto criaram um site com o mesmo nome “EuDefecareiNoSenaDia23deJunho”.

O site possui uma calculadora com um algoritmo que permite que o cidadão entre com a distância (em quilômetros) que ele está de Paris. Ao clicar em “calcular”, o site indica quando a pessoa deve defecar em casa para que o cocô chegue ao Sena exatamente no dia 23 de julho, ao meio-dia.

Segundo a calculadora do site, quem está há 7 km de Paris, deve defecar no domingo (23), às 8:30h da manhã, para que o cocô chegue ao Rio na hora do banho de Macron e Hidalgo. (Imagem:Segundo a calculadora do site, quem está há 7 km de Paris, deve defecar no domingo (23), às 8:30h da manhã, para que o cocô chegue ao Rio na hora do banho de Macron e Hidalgo. (Imagem: TecMundo/Reprodução)

Há ainda um contador informando quanto tempo falta para o evento. Neste caso, não as Olimpíadas, mas o flash mob dos defecadores. A brincadeira pode ser conferida em https://jechiedanslaseinele23juin.fr/ .

Os memes do “protesto de cocô”

Há uma revolta genuína por trás do “protesto de cocô”, como foi apelidada a reclamação dos franceses. Um outro slogan diz “Depois de nos colocarem na merda, cabe a eles se banharem em nossa merda”.

Montagem com foto de Macron coberto de cocô. (Imagem:  X @MickaelLaffont/Reprodução)

Montagem com foto de Macron coberto de cocô. (Imagem:  X @MickaelLaffont/Reprodução)

Mesmo com o tom de seriedade, foi impossível conter a proliferação dos memes sobre o tema, que tomaram conta das redes sociais francesas.

Veja no Twitter
twitter

?????? FLASH - Pour lutter contre l'opération #JeChieDansLaSeineLe23Juin , la ville de #Paris a décidé de placer des toilettes en bord de Seine. pic.twitter.com/vzOlGCzKu6

May 23, 2024

A imagem mais icônica foi uma montagem que mostra privadas sendo instaladas no Sena, especialmente para o protesto.

Veja no Twitter
twitter

???? FLASH- Du caca dans la Seine ?
Le collectif #JeChieDansLaSeineLe23Juin mobilise de nombreux citoyens qui souhaitent déféquer dans la Seine pendant les baignades d'Anne Hidalgo et d'Emmanuel Macron
"Ils nous ont plongés dans la merde, à leur tour de plonger dans la nôtre" ! pic.twitter.com/EL2PzKd6nn

May 23, 2024
Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também