Prazo para tirar 2ª via do título eleitoral termina quinta (22)
Tecmundo
O prazo para solicitar a segunda via do título de eleitor para as Eleições 2022 termina nesta quinta-feira (22). O pedido pode ser feito presencialmente, no cartório eleitoral da zona de cadastro, e também pela internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em ambos os casos, a pessoa interessada em tirar a segunda via do documento usado na votação precisa estar em dia com a Justiça Eleitoral. Isso significa que você não pode ter débitos pendentes com o órgão, incluindo multas por deixar de votar e justificar em eleições passadas.
Pendências relacionadas ao trabalho de mesário ou violações do Código Eleitoral também impedem a realização do serviço. Caso isso aconteça, o eleitor precisa quitar seus débitos com a Justiça Eleitoral primeiro, para então solicitar a nova via do documento.
Cumpre os requisitos? Basta se dirigir ao cartório eleitoral da zona referente ao seu cadastro (consulte os endereços no site do TSE ) para obter a nova via. Se você prefere realizar o procedimento online, siga as dicas abaixo.
2ª via do título de eleitor pela internet
Para tirar a segunda via do título de eleitor online, vá à opção “Autoatendimento do eleitor” na página do TSE. Em seguida, clique em “Imprimir título eleitoral” e digite os dados solicitados pelo órgão.
Segunda via do título pela internet.Fonte: TSE/Reprodução
É necessário informar nome completo, CPF ou número do título eleitoral, a data de nascimento, o nome da mãe e o nome do pai (ou marcar a alternativa “não consta”, se for o caso). Na sequência, clique em “Entrar” e siga as instruções na tela.
Informe os dados solicitados.Fonte: TSE/Reprodução
Se estiver tudo correto, basta realizar os procedimentos descritos no sistema do TSE para imprimir a segunda via do título de eleitor.
Como votar sem o título
Perdeu o prazo para solicitar a segunda via do título eleitoral? Ainda assim será possível votar, apresentando qualquer documento oficial com foto — carteira de identidade, carteira de motorista, certificado de reservista, passaporte, carteira de trabalho ou identidade funcional emitida por órgão de classe.
Outra alternativa é usar o aplicativo e-Título, versão digital do título eleitoral. Ele está disponível para Android e iOS, atendendo aos eleitores em situação regular.