X impulsionou posts de Musk favoráveis a Trump nas eleições, afirma estudo
Tecmundo
Postagens de Elon Musk favoráveis a Donald Trump parecem ter sido impulsionadas pelo algoritmo do X durante a campanha eleitoral para presidente dos Estados Unidos, de acordo com estudo divulgado pelo Centro de Combate ao Ódio Digital (CCDH, na sigla em inglês), grupo dos Estados Unidos que diz "defender liberdades civis e direitos humanos online". O bilionário tem demonstrado apoio ao republicano há algum tempo na plataforma.
De acordo com o relatório, muitas dessas publicações feitas pelo dono do antigo Twitter continham desinformação a respeito das eleições americanas. Pelo menos 87 delas traziam informações classificadas como falsas ou enganosas por verificadores de fatos, alcançando 1,7 bilhão de visualizações.
Em uma das postagens sinalizadas, o CEO da Tesla e da SpaceX compartilhou fake news citando o “aumento de três dígitos no número de ilegais em estados indecisos nos últimos quatro anos”, se referindo ao crescimento da população de imigrantes durante o governo Joe Biden. A informação foi visualizada mais de 21 milhões de vezes.
Ainda conforme o CCDH, os posts feitos por Musk sobre o processo eleitoral acumularam o dobro de visualizações de todos os anúncios políticos divulgados na rede social ao longo do período da campanha. Isso representa o equivalente a US$ 24 milhões (R$ 139 milhões) em gastos com propaganda política no X.
Aumento repentino de engajamento
Em outro levantamento, pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Queensland e da Universidade Monash, ambas na Austrália, apontam que o perfil oficial de Musk registrou um aumento repentino e bastante significativo no engajamento. Desde julho, as visualizações de suas postagens aumentaram 138%.
Já as curtidas subiram 186%, enquanto as visualizações dos retuítes feitos pelo bilionário aumentaram 238% a partir do segundo semestre. Essas taxas são muito maiores do que as alcançadas por outras contas políticas famosas no ex-Twitter, de acordo com os autores.
Para eles, esse padrão “pode indicar uma mudança algorítmica que favoreceu desproporcionalmente a conta de Musk, contribuindo para uma vantagem considerável de engajamento”. Os pesquisadores também comentaram que tais ações demonstram como algumas redes sociais não são neutras, ao contrário do que dizem.