YouTube bloqueia canais oficiais da Rússia na Ucrânia
Tecmundo
A autoridade nacional de regulação de comunicações da Rússia, o Roskomnadzor, enviou uma carta para o Google solicitando o restabelecimento da visualização de certos canais do YouTube em território ucraniano. A informação é da agência de notícias Reuters.
Segundo o governo russo, agências estatais de notícias e mídia como RBC, TV Zvezda, Sputnik e RT tiveram os canais desmonetizados em todo o mundo. As plataformas também foram tiradas do ar, mas somente para quem está na Ucrânia.
A medida teria sido tomada após um pedido do vice primeiro-ministro da Ucrânia, Mykhailo Fedorov, e envolveu até mesmo a remoção do popular app estatal de notícias RT News da Google Play Store na Ucrânia.
Guerra dos apps
O objetivo das sanções da Google seria não apenas isolar a Rússia em termos de mídias sociais, mas impedir a desinformação — ou seja, que informações possivelmente falsas ou com curadoria e viés do país invasor cheguem ao território invadido.
Até agora, o Google não se pronunciou oficialmente sobre a carta enviada pela Rússia. O Facebook também já foi "parcialmente restrito no país" para "proteger a mídia russa".
A Ucrânia foi invadida pelo país vizinho na madrugada da última quinta-feira (24), além de ainda sofrer com ondas de ciberataques em páginas de bancos e do governo local.