News
Calendário astronômico de outubro: atriz no espaço, meteoros e mais
Tecmundo
06/10/2021 20h30
PUBLICIDADE
O mês de outubro chegou com uma com nova estrela no espaço: no dia 5, a atriz Yulia Peresild e o diretor Klim Shipenko, ambos russos, embarcaram em um foguete — na cápsula Soyuz MS-19 — rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) para gravar o primeiro filme fora da Terra. Eles ficarão 12 dias por lá.
Confira os principais eventos astronômicos do mês de outubro a seguir.
6 de outubro:
- Início da lua nova.
8 de outubro:
Chuva de meteoros Draconidas.
- Chuva de meteoros Draconidas: o evento é anual e estará ativo de 6 a 10 de outubro. Ele atinge o pico durante a noite.
9 de outubro:
- Encontro da lua com Vênus. A lua crescente passará a cerca de 3 graus ao norte de Vênus. É possível visualizar os dois acima do horizonte oeste após o pôr do sol.
14 de outubro:
- Um foguete Soyuz irá lançar 36 satélites em órbita para a constelação de satélites de Internet OneWeb. A missão, chamada OneWeb 11, vai decolar do Cosmódromo Vostochny, na Rússia.
- Encontro da lua com Saturno. A lua crescente estará a cerca de 4 graus ao sul de Saturno no céu noturno.
15 de outubro:
A lua à esquerda, Saturno acima à direita e Júpiter logo abaixo, em dezembro de 2020.
- Encontro da lua com Júpiter. A lua crescente oscilará cerca de 4 graus ao sul de Júpiter no céu noturno. Também será possível observar Saturno na conjunção.
16 de outubro:
Yulia Peresild, Anton Shkaplerov e Klim Shipenko.
- A NASA lança a missão Lucy para estudar os asteroides troianos de Júpiter. Ela decola do Space Launch Complex-41, em Cabo Canaveral, na Flórida, em um foguete Atlas V da United Launch Alliance.
- A cápsula Soyuz MS-18 retorna da ISS à Terra com os turistas espaciais russos que foram filmar no espaço e o cosmonauta Anton Shkaplerov. Eles pousarão no Cazaquistão.
20 de outubro:
Lua cheia, fotografada no Kennedy Space Center, na Flórida.
- Início da lua cheia de outubro, conhecida como "Lua Cheia do Caçador".
21 de outubro:
Foguete coreano Nuri.
- A lua e Urano se aproximarão, passando a 1,3 graus um do outro. O planeta brilha com magnitude 5,7 e pode ser visto a olho nu à noite.
- A Coreia do Sul lança seu novo foguete do Veículo Espacial Coreano 2 (KSLV-2), o Nuri. Será sua primeira tentativa de lançamento orbital do Centro Espacial Naro, carregando uma carga útil fictícia.
- A chuva de meteoros Oriónidas, que está ativa durante todo o mês, atinge o pico entre 21 e 22 de outubro.
22 de outubro:
- A empresa francesa Arianespace usará um foguete Ariane 5 ECA para lançar os satélites de comunicações SES 17 e Syracuse 4A do Centro Espacial da Guiana próximo a Kourou (Guiana Francesa).
24 de outubro:
- Mercúrio estará em maior elongação oeste. O planeta será visível acima do horizonte oriental, pouco antes do nascer do sol. Em 25 de outubro, Mercúrio atingirá seu ponto mais alto no céu da manhã.
- A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) vai lançar um satélite (QZS 1R) substituto para o Sistema de Satélite Quasi-Zenith do país — um sistema GPS regional. Ele vai decolar na madrugada de 24 para 25 de outubro, do Centro Espacial Tanegashima, em um foguete H-2A.
28 de outubro:
- Um foguete russo Soyuz vai lançar a espaçonave de reabastecimento de carga — Progress 79 — para a ISS. Ele vai decolar do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
30 de outubro:
Raja Chari, Thomas Marshburn, Matthias Maurer e Kayla Barron.
- Um foguete SpaceX Falcon 9 vai lançar uma espaçonave Crew Dragon na missão Crew-3. É o terceiro voo operacional de um astronauta para a ISS. A bordo estarão os astronautas da NASA Raja Chari, Kayla Barron e Thomas Marshburn, e o astronauta da Agência Espacial Europeia (ESA) Matthias Maurer. Eles vão decolar do Kennedy Space Center, na Flórida.
Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
PUBLICIDADE