7 lições de vida que aprendemos com o 7 x 1, sete anos depois
Manual Do Homem Moderno
O que você estava fazendo no dia em que o Brasil perdeu de 7×1 para a Alemanha numa semifinal de Copa do Mundo? Isso foi em 8 de julho de 2014, mas ninguém que já era meio grande precisa saber a data para recordar o que fazia naquele fatídico dia.
A Copa realizada no Brasil, o time da casa enfrentando seu maior vexame da história, você ali incrédulo pensando se aquilo realmente estava acontecendo. Inesquecível, não?
Mas o bom de poder olhar para esse feito com certa distância é tirar algumas conclusões. E aquele dia (e o que veio depois) serviu para aprendermos muito. Veja a seguir, então, as sete lições de vida que pudemos tirar depois de sete anos do 7×1.
Preparo e organização são fundamentais
Naquele dia, o Brasil confiou no seu talento, no fato de jogar em casa e sabe-se lá mais no que para encarar a Alemanha. Mas nos deparamos com o time mais taticamente organizado daquela Copa (e um dos mais de todas as Copas). Deu no que deu.
Na vida, organização é tudo. Vivemos confiando muito na sorte e no imponderável, mas mesmo as oportunidades que aparecem “na sorte” só podem ser aproveitadas se tivermos o preparo necessário. Sempre organize o que der para ser organizado: seu tempo, seus compromissos, seus papeis, suas contas, seus contatos, seu armário etc. Não tente controlar tudo, apenas garanta que suas coisas estejam em ordem.
Você nunca é o centro do mundo
Quem acompanha futebol e estava vendo a Copa já sabia que poderia dar ruim. Quem não manja muito ficou em choque ao ver o Brasil pentacampeão tomando aquele chocolate. E se decepcionou por não comemorar a Copa do Mundo em casa.
Pois bem, o Brasil não é o centro do futebol e nem você é o centro do mundo. As coisas não vão acontecer baseadas apenas na sua vontade. Há muitos fatores em jogo e, às vezes, podemos ser surpreendidos por situações totalmente inesperadas.
Camisa não ganha jogo
Não é que tenhamos menosprezado os alemães. Todo mundo sabia que era uma baita seleção. Mas mesmo os mais pessimistas acreditavam, no fundo, que o Brasil poderia meter medo simplesmente por ser o Brasil. (A camisa da seleção brasileira “pesa”, como se diz no futebol.)
Não funcionou. Sucesso, fama e conquistas têm seu peso e podem fazer alguém te respeitar, mas isso não significa que essa pessoa vai pegar leve com você.
Há dias em que tudo vai dar errado
O Brasil jogou muito mal e a Alemanha muito bem? Sim. Mas era para 7×1? Talvez não. Às vezes, seleções muito ruins conseguem perder de apenas um ou dois gols de diferença. E, mesmo se fosse caso de goleada, um 4×1 já estaria de bom tamanho e representaria a diferença técnica das seleções aquele dia.
Isso ensina que há dias e momentos em nossas vidas em que tudo vai dar errado. Todo o azar vai acontecer, todas as bolas do adversário vão entrar e você não vai nem saber de onde veio o trem. Acontece. Saiba disso e esteja preparado para aceitar a surra e se reerguer.
E tudo pode piorar, sempre
Nada é tão ruim que não possa piorar. O 7×1 no futebol foi só a dica do que estava para acontecer nos anos seguintes no Brasil: crise política, crise econômica, crise sanitária, desânimo geral. Ficamos sem a Copa, sem os hospitais, sem nossos entes queridos e sem esperança.
Pode parecer uma lição negativa, mas não é: o fundo do poço é sempre mais embaixo, então não desista de tentar sair dele. Senão você continua afundando sem perceber.
Aproveite cada momento
Lembra de como você ficou quando o Brasil eliminou a Colômbia e o Chile naquela Copa? E da primeira fase, com todos os gringos no Brasil fazendo festa e a gente curtindo o clima? Durou pouquíssimo, né?
Parece clichê, mas é verdade: precisamos aproveitar cada momento. Nunca se sabe quando teremos uma grande alegria novamente, então é preciso curtir a de agora (ou quando for). Quem se segura acaba se arrependendo depois.
Às vezes, só o humor salva
Depois do quarto gol da Alemanha tudo já era piada. E com razão. O bom humor ajuda a manter a sanidade mental em meio a uma desgraça, principalmente se você puder compartilhá-lo com outras pessoas (naquele dia, eram 200 milhões de piadistas).
O riso melhora muito nosso dia e até nossa saúde – além de ser contagiante. Então lembre-se de tentar dar risada de momentos que possam parecer muito graves. É importante.