Conheça a origem dos distintivos das principais equipes do Maranhão
Sportbuzz
AMERICANO (MA)
O tricolor Americano é conhecido como Tubarão do Mearim, apelido vindo do fato de o rio Mearim cruzar a cidade de Bacabal, localizada no centro-sul do Maranhão.
Ele mostra em seu distintivo uma palmeira bacaba, árvore típica em toda a Amazônia cujos frutos são utilizados em bebidas, sobremesas e sorvetes, sendo muito comparada ao açaí. Quando a localidade chamada sítio dos Abreu se emancipou politicamente, no início do século XX, recebeu o nome de Bacabal, devido à existência na região de grande quantidade de árvores de bacaba, que foi a base da economia rural por muitos anos.
MARANHÃO
O Maranhão, equipe muito tradicional em seu estado homônimo, é conhecido como Bode Gregório, justamente por ter sido criado, durante muitos anos, um bode na sede do clube.
O tricolor também é conhecido por suas iniciais, MAC, que aparecem em destaque no distintivo entre as faixas em vermelho e azul – similares àquelas do uniforme principal da equipe.
Embora já tenha participado do Campeonato Brasileiro da primeira divisão, o clube não tem se destacado muito nem mesmo no futebol estadual. O time viveu seu grande momento na década de 1990, quando conquistou o tricampeonato estadual consecutivo em 1993, 1994 e 1995.
MOTO CLUB
O clube foi fundado sob o nome de Ciclo Moto e dedicava-se ao motociclismo e ao ciclismo, evidenciados pelo “pneu alado” presente no distintivo. Inicialmente suas cores oficiais eram verde e branco; mas elas foram alteradas para vermelho e preto com o surgimento do Departamento de Futebol – o que aconteceu dois anos depois da fundação do clube.
A equipe possui grande tradição no futebol do Maranhão, embora tenha sido rebaixada no campeonato estadual e sua participação em competições nacionais tenha se tornado rara. Apesar disso, o clube foi uma das poucas equipes a disputar todas as divisões do Campeonato Brasileiro.
SAMPAIO CORRÊA
A equipe possui este nome em homenagem ao hidroavião Sampaio Corrêa II, o primeiro a chegar ao Brasil vindo dos Estados Unidos. Nele, havia dois pilotos: um brasileiro, que usava camisa verde e amarela, e outro norte-americano, cuja camisa era verde e branca; ambos usavam calças cáqui. Daí veio a inspiração para a equipe adotar essas cores no uniforme.
Posteriormente, as cores oficiais passaram a ser vermelho, verde e amarelo – que, por serem as da bandeira da Bolívia, fizeram que sua torcida passasse a ser chamada de Torcida Boliviana. As estrelas na parte superior do distintivo se referem aos dois títulos nacionais conquistados em 1972 (série B) e 1997 (série C).