Home
Esportes
Goiás e Vila Nova: Conheça algumas curiosidades do Derby Goiano
Esportes

Goiás e Vila Nova: Conheça algumas curiosidades do Derby Goiano

publisherLogo
Sportbuzz
09/08/2021 18h18
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/14591789/original/open-uri20210809-18-10aatng?1628534409
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

GOIÁS X VILA NOVA

O maior clássico do futebol goiano é disputado por Vila Nova e Goiás de forma mais intensa, a partir da década de 1970, quando passaram a dividir a hegemonia do futebol local: em dez anos, conquistaram nove títulos, cinco o Vila Nova e quatro o Goiás.

Operários x Industriais

A rivalidade nunca se limitou apenas às conquistas dentro do campo. Para muitos se trata de uma “briga de classes” entre o Vila Nova, cujos torcedores fundadores possuíam origem operária e tinham ido a Goiânia para trabalhar na construção da cidade, e o Goiás, que representava uma pequena camada da população que tomava conta do comércio e da indústria local.

O confronto já recebeu várias denominações, dentre elas, Derby Goiano, Derby do Cerrado e Clássico das Multidões, este último a partir da década de 1980, quando os clubes passaram a ter as maiores torcidas do estado.

Goiás mancha estreia

A primeira partida do Vila Nova aconteceu em um campeonato da cidade, em 25 de julho de 1943, contra o Goiás, no estádio Pedro Ludovico, inaugurado um ano antes. O Vila foi goleado por 4 a 0.

O primeiro título do Vila

Quase duas décadas depois veio o primeiro título do Vila Nova, o do Octogonal Goiânia-Anápolis, conquistado diante do Goiás, com uma vitória por 3 a 1 em 12 de março de 1961.

Caminhada de 18 quilômetros

O campeonato estadual de 1966, que seria o primeiro conquistado pelo Goiás na época do profissionalismo, foi decidido no clássico. Os alviverdes passaram por cima dos alvirrubros com um contundente 4 a 2. Para pagar a promessa pelo título conquistado, os jogadores do Goiás caminharam 18 quilômetros até a cidade de Trindade.

Com dois a menos, título nos pênaltis

Uma final marcante se viu em 1973. O Vila Nova precisava apenas de um empate para conquistar o título. Ao final do tempo normal, os alvirrubros, com dois jogadores expulsos, foram derrotados por 2 a 0. A prorrogação de 30 minutos acabou sem gols. Na cobrança de pênaltis, deu Vila, que ficou com o título e impediu o tri do Goiás.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também