Mais um judoca desiste das Olimpíadas por ter que enfrentar israelense
Sportbuzz
Na madrugada desta segunda-feira, 26, o judoca Mohamed Abdalrasool, do Sudão, não apareceu para sua luta contra o israelense Tohar Butbul, válido pela disputa da categoria até 73kg do judô masculino nas Olimpíadas de Tóquio.
+Atletas de elite são eliminadas da ginástica artística feminina por regra "dois-por-país"
+Cargnin vence israelense e leva o bronze para o Brasil no judô
+Olimpíadas: Eduardo Barbosa é eliminado no Judô após ser finalizado
O atleta até esteve presente nas pesagens, porém não no duelo e deu a justificativa de que teria sofrido uma lesão no ombro, desculpa que não convenceu a delegação israelita. Ele foi o segundo atleta que não compareceu para enfrentar o competidor nesta edição dos Jogos Olímpicos.
O primeiro foi o argelino Fethi Nourine, que foi punido pela Federação Internacional de Judô e obrigado a entregar sua credencial olímpica no último sábado, 24, ao desistir de sua luta, ainda na primeira fase, por saber que teria chances de enfrentar Butbul caso avançasse. O atleta afirmou que seu apoio à causa palestina era mais importante do que a competição.
Curiosamente, esta foi a segunda vez que Fethi abandona uma competição por ter que lutar contra Butbul. A primeira aconteceu em 2019, no Campeonato Mundial de Judô, quando o israelita optou por desistir da competição ao invés de enfrentar um lutador israelense.
E COMO ESTÃO OS BRASILEIROS?
Na madrugada de domingo, 25, em disputa com o israelense Baruch Shmailov, Daniel Cargnin fez uma luta dura e conseguiu um Wazari logo nos primeiros minutos. Após a pontuação, Daniel sofreu pressão e sentiu a força do adversário, mas ainda assim, evitou as punições e continuou buscando a luta.
Em uma verdadeira guerra dentro do tatame, o brasileiro saiu com o rosto muito machucado e com o nariz sangrando, mas também com a medalha de bronze estampada em seu peito.
Já na noite de domingo, Eduardo Barbosa representou o país na categoria até 73 kg. Diante do francês Guillaume Chaine, o judoca não se deu bem.
Com um duelo bastante equilibrado desde o início da luta, Eduardo Barbosa tentou se desvencilhar da pegada do rival por diversas vezes. Com uma punição, o brasileiro viu o francês levar a mesma sanção.
Com o embate bastante equilibrado, a luta foi para o Golden Score. E nele, Eduardo Barbosa se deu mal. Com mais uma punição, o brasileiro sofreu um Ippon no início do tempo extra e deu adeus às Olimpíadas ainda na primeira rodada.