Relembre as últimas vezes que a Seleção Brasileira de Basquete Masculino ficou de fora das Olimpíadas
Sportbuzz
No último domingo, 4, a Seleção Brasileira de Basquete Masculino foi dominada e derrotada pela Alemanha na final do pré-olímpico e não conseguiu a vaga para os Jogos Olímpicos. A derrota marcou, mais uma vez, a ausência do Brasil na modalidade.
Por ser o país sede nas últimas Olimpíadas, em 2016, o Brasil não precisou se classificar em nenhuma modalidade e tinha o direito de participar em todas. Ainda assim, no torneio, a Seleção Brasileira foi eliminada ainda na fase de grupos.
A última vez que o basquete masculino do Brasil teve uma atuação competitiva nas Olimpíadas, foi em 2012, que conseguiu passar da fase de grupos, mas ainda assim foi eliminado nas quartas de final contra a Argentina por 82x77.
Relembre outras vezes que o Brasil não se classificou para os Jogos Olímpicos
1. Sydney - 2000
Nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, o Brasil teve sua primeira ausência em Olimpíadas no novo milênio. Com um desempenho no pré-olímpico extremamente fora do esperado, a Seleção Brasileira só conseguiu duas vitórias e, consequentemente, ficou em sexto lugar, quatro posições abaixo da classificação.
Na ocasião, em 1999, a seleção de basquete masculino viu os EUA e o Canadá se classificarem em busca de mais medalhas olímpicas.
2. Atenas - 2004
Em 2004, nos Jogos Olímpicos de Atenas, o Brasil também não participou. Mais uma vez, a seleção acabou deixando a desejar e ficou em sétimo lugar no pré-olímpico.
O início foi bom, com três vitórias em quatro jogos, mas depois de vencer a República Dominicana por 104x72, o Brasil perdeu uma sequência de quatro jogos, e viu EUA, Argentina e Porto Rico se classificarem. Em Atenas, a Argentina surpreendeu e bateu os americanos na semifinal, conquistando o ouro na final contra a Itália.
3. Pequim - 2008
A Seleção Brasileira de Basquete Masculino também não conseguiu sua classificação para os Jogos Olímpicos que aconteceram em Pequim, na China. Naquela oportunidade, o Brasil precisava brigar com mais 12 seleções no torneio pré-olímpico mundial para conseguir a vaga e não teve sucesso.
O torneio contava com quatro seleções da Europa, três das Américas, duas da África, duas da Ásia e uma da Oceania, e foi dominado pelos europeus, que conseguiram preencher as três vagas com Grécia, Alemanha e Croácia.
Os Jogos Olímpicos têm data de início marcada para o dia 23 de julho e as seleções classificadas para disputar a medalha no basquete masculino são: Eslovênia, Itália, Alemanha, República Tcheca, Japão (país sede), Espanha, Argentina, França, Austrália, Estados Unidos, Nigéria e Irã.