10 passos essenciais para eliminar vírus do computador
33giga
*Por Laura Tyrell, chefe de RP da NordVPN
Lentidão, sistema operacional travando, vários pop-ups na tela e e-mails estranhos na sua caixa de mensagens são alguns dos sinais de que seu computador pode estar infectado com vírus. Isto é, programas (ou códigos) maliciosos que se instalam, multiplicam e se espalham para realizar ações negativas contra um dispositivo, sistema e usuário.
Existem diversos tipos de ameaças que causam diferentes estragos, como executar comandos que podem apagar, alterar ou sequestrar arquivos (chamados ransomware), espionar suas atividades (conhecidos como spyware), exibir propaganda indesejada (adware) e muitas outras coisas que causam prejuízos.
Como isso não é novidade, a chave está em saber identificar um equipamento infectado e, a parti daí, eliminar vírus do computador. A seguir, vou mostrar o caminho em 10 passos.
- Compre ou baixe um antivírus (existem boas opções gratuitas).
- Desconecte seu computador da internet. Isso ajuda a evitar que os vírus se espalhem para outros dispositivos e novas ameaças se instalem.
- Reinicie o computador em "modo de segurança" e faça a verificação com o antivírus.
- Remova todos os arquivos temporários. Para isso, clique em "Iniciar" e escolha a opção "Todos os programas". Depois, selecione "Acessórios" > "Ferramentas do sistema" > "Limpeza de disco". Marque a opção de "Arquivos temporários".
- Faça uma nova verificação de vírus.
- Exclua os vírus encontrados.
- Reinicie o computador novamente e conecte-se à internet.
- Altere suas senhas. Elas podem ter sido expostas às ações dos vírus.
- Faça atualizações de seus programas e outros recursos importantes e ative as atualizações automáticas sempre que houver a opção.
- Faça novas verificações com frequência.
Além dos passos para eliminar vírus do computador, é essencial saber como evitar que ameaças se instalem. Por isso, tomar alguns cuidados como o uso de antivírus, manter as atualizações de sistema em dia, usar uma boa VPN, não frequentar sites suspeitos, não clicar em links não confiáveis e criar senhas fortes ajudam a reforçar a segurança.
*Laura Tyrell é chefe de RP da NordVPN, empresa especializada em soluções de privacidade, segurança e rede privada virtual (VPN)